quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Besouros Rinoceronte de São Paulo

Alo Cesar!

Mais alguns besouros de Joanópolis! Poderia me dar uma direção na identificação destes?
Alo Cesar!

Encontrei esse besouro em Joanópolis que acredito ser um Strategus fêmea. O que você acha?

Além disso, qual a chance dela estar fecundada, e montando um terrário eu consiga criar as larvas? Já tenho algum material sobre as espécies estadunidenses de Strategus pra ajudar. Sei que as larvas se alimentam de raízes, mas outros besouros com a mesma dieta podem ser criados com matéria orgânica bem decomposta. Que acha? 
Augusto Figueira.
Aqui nós temos todos besouros da família Scarabaeidae de coloração e morfologia semelhante, mostrando aspectos diferentes, no primeiro lote, eu não tenho noção de quantos indivíduos ou espécies diferentes há, besouros rinocerontes (Dynastinae: Oryctini) fêmeas, ou machos sem adornos são muito difíceis. O primeiro, me parece Coelosis, os outros parecem diferentes por causa dos élitros lisos, mas nenhum mostra detalhes como o primeiro, por exemplo os dentes das pernas. Os últimos devem mesmo ser Strategus.

Eu realmente não sei quais as chances de obter as larvas e desenvolvê-las (é difícil até assegurar que é fêmea pois há machos com chifres vestigiais), talvez os amigos citados na postagem possam ajudar, mas creio que tenham experiência em manter os adultos, larvas certamente são mais difíceis, no caso de Coelosis biloba, as larvas se desenvolvem em ninhos de formigas saúva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário