sexta-feira, 31 de março de 2017

Mosquitão Tipulídeo no Rio Grande do Sul

Olá Cesar,
Esta também seria Tipulidae, correto?
Att,
Schetter de Viamão, Rio Grande do Sul.
Ele precisa ter treze segmentos nas antenas, o que mesmo com suas imagens tão boas é difícil de contar. Os palpos maxilares realmente parecem indicar Tipulidae (Tipulomorpha).

Mariposa-Falcão Madoryx no Espírito Santo

Olha q lindinha que eu achei, Cesar! Tava numa parede na rua, bem longe da minha casa. Ai eu te pergunto, porque elas não aparecem nas plantas do meu quintal, mas aparecem numa parede feia na rua qndo to indo pegar um ônibus? Ela ta esfarrapada, não conseguia ficar olhando para aquilo e coloquei um remendo. Identifiquei como Madoryx plutonius. Ou talvez seja plutonius plutonius
Kel de Cariacica, Espírito Santo.
Acho que só falta combinar os nomes, Madoryx plutonius plutonius (Sphingidae: Macroglossinae: Dilophonotini). Você fez isso sem anestesia?!

Lagarta-Lesma Pseudovipsania em Minas Gerais

Olá Cesar, tudo bem? Encontrei esta linda lagarta de alimentando de folhas de goiabeira. Sabe quem é esta maravilha?
Obrigado,
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
É uma lagarta-lesma da família Limacodidae, mas não encontrei igual, a única que encontro com registros na goiabeira é a lagarta-aranha. Minha suspeita é que seja uma Euclea sp. Estas são lagartas urticantes, deve-se ter cuidado com elas.

Atualização Fev/2022 - Marcelo Brito: Cesar, tudo bem? Depois de muito tentar, essa lagarta da postagem parece que foi identificada corretamente pelo Guilherme Fischer no facebook como Pseudovipsania sp.

Comentário dele lá: "Esta é uma Pseudovipsania, bicho muito incomum. Achado fantastico!!!"

Valeu Cesar! Abração!

Atualização Fev/2024 - Wolfgang Walz: Pseudovipsania invera

Vespa Bandeira em Minas Gerais

Oi Cesar, tudo joia? Encontrei esta vespinha interessante na parede de minha casa. Parece que nem tem bundinha de tão pequenina! Sabe quem é ela?
Grata,
Alice Mattos de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Esta é uma vespa-bandeira Evania appendigaster (Evaniidae), parasitoide de ootecas de barata.

Kel: Cesar, será q o tamanho do abdome/bunda determina macho e fêmea? Olha essa q eu achei, o abdome é maior e mais triangular, e da pra ver o ovipositor,
Sim. Featured Creatures as descreve como (gaster) pequeno, comprimido lateralmente, oval (machos) a subtriangular (fêmeas).

quinta-feira, 30 de março de 2017

Borboleta Eubella em São Paulo

Boa tarde,César. 
Gostaria novamente da sua ajuda pra identificar esta mariposa.
Foto tirada no Parque Estadual do Juqueri -SP.
Evaldo Resende.
Evaldo, esta gordinha bonita é uma borboleta (para quem fala português, mariposa para quem fala espanhol), veja esta postagem recente. A espécie eu creio que é Eubella luteizona (Hesperiidae: Pyrrhopiginae/Eudaminae: Pyrrhopigini), primeira imagem de exemplar vivo (com identificação, na internet).

Ciclos e Borboletas Hesperiídeas no Espírito Santo

Cesar, é a terceira vez que crio ela (Anastrus sempiternus simplicior). Recém emergida ela é marrom escuro aveludado, quase preto. Muito linda. Mas a câmera não conseguia captar a cor real, ficava esbranquiçando tudo, o jeito foi colocá-la nos meus dedos. Eu fiz uma montagem, espero que fique bom pra postar, acho melhor que as fotos espalhadas. A planta hospedeira é Terminalia catappa.
Aproveitando pra mandar o segundo ciclo que fechei hoje, muita coincidência, porque elas são parecidas. Bom, ao menos a pupa de ambas são idênticas, pode reparar. Timochares trifasciata trifasciata. A planta hospedeira é Acerola.
Kel de Cariacica, Espírito Santo.
Estes são dois gêneros próximos, classificados na tribo Erynnini (Hesperiidae: Pyrginae).

Besouro Tec-tec Semiotus no Rio Grande do Sul

Oi ! Eu fiz a foto desse inseto ontem , no pátio da minha casa, na cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul e achei parecido com um vagalume, mas não tenho certeza disso. Poderia identificar esse lindo bichinho para mim?
Maria Luiza Liborio.
Maria Luiza, ele é aparentado de todos os vaga-lumes na superfamília Elateroidea, e de certos vaga-lumes (que eu diria não serem os "verdadeiros") na família Elateridae. Ele me parece combinar muito bem com Semiotus distinctus (Semiotinae).

Aranha Alpaida em Rondônia

Gostaria de identificar esta aranha, Eu a encontrei na beirada de uma mata em sua teia. Quando me aproximei para fotografa-la ela correu e se escondeu dentro de uma folha em formato de funil, que tava perto de onde sua teia estava construída. Com muito trabalho consegui tira-la de la, fotografar, e depois a devolvi ao mesmo lugar. A foto foi tirada fora do perímetro urbano da cidade de Ministro Andreazza, Rondônia.
Silas Junior.
Silas, a família é certamente Araneidae, nesta família, este comportamento só conheço em Alpaida truncata. A coloração é diferente das que temos, mas estou convencido de que é uma, a variação é mesmo grande nesta espécie (1, 2, 3). É uma fêmea.

Lagarta Tolype em Santa Catarina

Boa noite Cesar! Tentei identificar esta lagarta pelas que já foram postadas aqui, mas só encontrei esta Erebidae: Arctiinae até achei bem parecida, mas de coloração diferente. Porém a da foto que envio possui essas "perninhas" pretas que quando tocadas levantam bem para o alto, como se estivessem fazendo "polichinelo" rsrs. Encontrada em Antônio Carlos/SC.
Andreza Soares Nau.
Algumas larvas de Arctiinae e Lymantriinae possuem este tipo de cerdas. Esta não me pareceu estranha, mas não encontrei igual e estou em dúvida entre estas duas subfamílias de Erebidae.

Atualização - Marcelo Brito: Cesar, talvez esta lagarta lembra uma de minha postagem, olhe.

Atualização: Trata-se de uma Tolype sp. (Lasiocampidae: Poecilocampinae), possivelmente T. innocens.

Borboleta Marpesia em Pernambuco

Fotografei aqui em Petrolina-PE. Esta também é uma borboleta-folha?
Jairo Freire de Petrolina, Pernambuco.
Jairo, é possível que Marpesia petreus (Nymphalidae: Cyrestinae: Cyrestini) também se beneficie de semelhança com folhas secas, mas sem dúvida, não de uma forma tão perfeita.

Abelha Oxaea em São Paulo

Boa noite Cesar tudo bem ? Agora cada foto boa que vejo penso no grupo kkk A foto anexa foi tirada na casa da minha prima em Vinhedo-SP. Uma abelha fashion? Obrigada
Fabiula Sanchez Perez Fecchio.
Esta deve ser uma Oxaea sp. (Andrenidae: Oxaeinae).

quarta-feira, 29 de março de 2017

"Bolinhas pretas e duras" em São Paulo

Pedido 1: Boa tarde! Algumas vezes quando chego em casa encontro no travesseiro e cama bolinhas pretas e muito duras, não sei se pode ser fezes ou óvulos de alguma coisa. Os bichos que encontro em casa são aranhas vermelhas , formigas e bichinho de unidade. Não sei se algo que passa pela cama ou que cai do forro de madeira do teto. Moro em São Paulo capital gostaria de ajuda.

Pedido 2: Boa tarde cesar! Algumas vezes cheguei em casa e me deparei com a cama cheia de bolinas pretas e muitoooo duras, quase impossível de quebrar/ repartir. Os animais que geralmente encontro aqui são aranhas vermelhas pequenas, bicho da umidade e formiga, não sei se teria alguma relação. E também não sei se é algo que passa pela cama ou cai do forró de madeira.Moro em São Paulo e gostaria da sua ajuda.
Carolina Brait de São Paulo, capital.
Carol, eu realmente não sei o que são e estou postando, pedindo aos leitores que, se souberem ou tiverem palpites, use os comentários.

Eu pesquisei por casos semelhantes (1, 2, 3) e a primeira coisa a se pensar são cupins, mas no primeiro link, alguém deu um palpite de serem abrasivos, enfatizando o "muito duras" que você também descreve, com a diferença de terem "cantos afiados", contrastando com "bolinhas". A pessoa sugeriu que não necessariamente foi um jateamento feito na casa, mas algo no andar de cima e que teria encontrado caminho através do teto. Não consigo muito ver como uma possibilidade, assim como resíduos deixados por cupins não costumam ser pretos e muito duros, mas ficamos com os dois palpites. Eu acho que precisa urgentemente de uma investigação do que há sobre o forro.

Escorpião Bothriurus no Ceará

Sendo assim, Cesar, acredito que o escorpião era um macho (e ele já foi solto na natureza, empanturrado de grilos).

E quanto ao grilo (sem as pernas saltatórias porque o escorpião tinha comido elas primeiro), tem um bocado deles pelas estradas daqui onde eu moro. É uma espécie bastante comum por aqui! :)
Amanda Lima de Eusébio, Ceará.
Bothriurus sp. (Scorpiones: Bothriuridae)
A imagem será muito boa para poder ilustrar quando eu falar sobre pectinas.

Caranguejeiras do Ceará

Bom dia! Cesar, qual é a espécie desta caranguejeira? Até que tamanho ela pode chegar e quanto tempo poderá viver? Grata. :)
Amanda Lima Almeida de Eusébio, Ceará.
Amanda, eu estou publicando, mas estas são perguntas que não sei responder. Com caranguejeiras (Mygalomorphae: Theraphosidae), mesmo adultas, a identificação fica normalmente na família, com exemplares jovens, não acho que poderemos ter um bom palpite.

Amanda: Essa menina fofa é da mesma espécie que esta outra aranha (aqui nas fotos está jantando um pequeno anfíbio), creio eu.Chutando, diria que ambos são Lasiodora parahybana... mas não tenho certeza. Eis minha dúvida, Cesar! :(
Victor Girotto: Oi gente, a jovem da foto me parece Dolichothele exilis, da subfamília Ischnocolinae, enquanto a fêmea adulta  Acanthoscurria sp., subfamília Theraphosinae. Como as fotos não estão muuito boas, não garanto certeza principalmente na adulta.As Dolichothele não ficam tão grandes, atingindo uns 8-9 cm de "legspan". Se for fêmea, pode chegar a viver uns 8 anos (E a Acanthoscurria uns 20, mas se foi coletada já adulta pode estar já velhinha). Se macho, depois de maturado é difícil viver mais de dois anos. E a "fêmea adulta" pode até ser um macho jovem que ficará enorme, mas até onde pude ver do tamanho é fêmea mesmo.
O que será feito com os animais depois de morrerem? Vc doaria pro nosso laboratório?
Grato!

Abelha Cortadeira no Rio Grande do Sul

Olá César! Andei pesquisando e achei que esta se assemelha ao gênero Megachile.. o que você acha? Vista em Itaara-RS.
Rafaela Hummel.
Mais um inseto em suas flores amarelas. Concordo que aparenta ser Megachile (Megachilidae: Megachilinae) e o que se vê da venação das asas é condizente com a identificação. Estas são em geral abelhas solitárias que cortam folhas para separar as células de seu ninho.

Mariposas Megalopigídeas de Minas Gerais

Oi Cesar! Encontrei estas mariposas "aveludadas" em uma estrada rural no alto da Serra da Mantiqueira, a cerca de 1800m de altitude, no município de Wenceslau Braz - MG, em outubro de 2015. Você poderia identificar? Obrigado.
Fernando Martins Soares.
Fernando, por uma imagem de um exemplar de padrões bem diferentes do Marquinhos, eu fiz uma discussão acerca de Podalia fuscescens (Megalopygidae). Eu ainda não tenho como saber qual das fontes está correta, mas seus exemplares certamente combinam com P. fuscecens da Esalq. Seguro mesmo, pra mim, é apenas a família Megalopygidae.

Mariposa Arctiínea em Goiás

Olá, este inseto entrou na minha casa hoje á noite atraído pelas luzes e gostaria de saber mais sobre ele.
Na foto não aparece sua cor muito bem mas ele tem o corpo e as asas laranja fluorescente.

Kyss Ribeiro de Goiânia, Goiás.
Kyss, é uma mariposa. Baseado no que vejo, eu chutaria Mazaeras francki (Erebidae: Arctiinae: Arctiini/Phaegopterini), que já havia suspeitado antes de estar ocorrendo bem mais ao norte que os registros. No entanto, as asas estão batendo, não é possível ver os padrões, se a cor também não é condizente, é bem difícil ter um bom palpite.

Percevejo Cebrenis no Rio de Janeiro

César, acho que o meu percevejo era bebê. E não parece com este aí prateado?
Damiria Machado de Rio de janeiro, capital.
Não, seu exemplar é seguramente adulto. Continua me parecendo Coreidae, deve ser Cebrenis sp. (Coreinae: Hypselonotini), veja espécies como C. cauta, C. criminosa e C. duplicata. Apesar de não parecerem ser raros, não encontro outro registro de um espécime vivo.

Lagarta Paracles em São Paulo

Encontrei essa lagarta em uma planta no meu quintal(não sei o nome da planta). Moro no interior de SP. Toquei nela e não me provocou queimadura. Existe lagartas com cerdas que não causam queimaduras???? Será que se trata da mesma lagarta do post acima??? Achei bm parecida.
Tatiane Souza Silva.
Tati, existem muitas lagartas com cerdas que não são urticantes (muitos ninfalídeos são exemplo 1, 2, 3, 4...), assim como há lagartas com dois tipos de cerdas, sendo que as urticantes estão escondidas entre as maiores, inofensivas. Sabendo como manusear, mesmo lagartas que costumam causar acidentes podem ser manipuladas, como a Amanda mostrou ontem, o que não posso recomendar que alguém tente.

Você comentou em uma postagem não atualizada (que estou atualizando agora), mas o link levava para a postagem de Celso do Lago, que teve um acidente sério com uma agora identificada corretamente Paracles sp. (Erebidae: Arctiinae), e esta me parece ser uma.

terça-feira, 28 de março de 2017

Lagartário em São Paulo

César, meu querido <3

Como você está? Não tenho falado nada, mas acesso isso aqui todo dia. 
Vim aqui te mostrar minhas Megalopygidae, meu "bichinho" do cesto, Phobetron, e mais um monte hahaha 
agora eu tenho 5 deles! Eu tô com mais de 100 lagartas, então fica meio inviável te mandar tudo... Na real, dessas aí eu nem tenho certeza da ID.
Obrigada meu bem <3
Amanda de São Paulo, capital.
Aqui eu vejo Homo sapiens (Hominidae ♀), Podalia sp. (Megalopygidae), Megalopygidae sp., Phobetron sp. (Limacodidae), Opsiphanes sp. (Nymphalidae), Lophocampa sp. (Erebidae), Nymphalidae sp., parece ter até Syrphidae sp. (Diptera) e Oiketicus sp. (Psychidae).

Me interessa saber com certeza quem é a Megalopygidae da terceira foto. Quanto à primeira, crianças, não tentem repetir o mesmo, esta é mais uma temisciriana. Não é possível usar todos os marcadores para esta postagem.

Lagarta Megalopyge em São Paulo

Bom dia,César. 
Não consegui identificar a espécie desta podalia.gostaria da sua ajuda.
Foto tirada em Mairiporã-SP.
Evaldo Resende.
Estes bichos confundem bastante, mas eu acredito que esta seja uma Megalopyge sp. (Megalopygidae). Pra Arriscar espécie, o ideal seria conseguir o adulto.

Gafanhoto em São Paulo

Boa noite Cesar, Gostaria de parabenizar pelo trabalho!!!! Gamei e estarei sempre aqui aprendendo! Deixo essa fotinho minha que achei muito linda! Bom semana pessoal...
Fabiula Sanchez Perez Fecchio de Cotia, São Paulo.
Muito obrigado, Fabiola.

Mariposas-Vespa de Minas Gerais

Oi Cesar, tudo bom? Olha estas 2 lindas mariposas-vespas multicoloridas. Sabe que quem são elas?
Grata,
Alice Mattos de Juiz de Fora, Minas Gerais.
A primeira é uma fêmea de Trichura cerberus (Erebidae: Arctiinae: Ctenuchini/Ctenuchina). O macho chama a atenção pelo grande "rabo".

A segunda deve ser uma Argyroeides sp. Eu achava que combinava com os exemplares que nós já tínhamos, mas vejo que não. Se reencontrar, eu gostaria de ver uma vista dorsal.

Broca do Bambu em Minas Gerais

Olá Cesar, tudo bem? Olha que gorgulho lindo, grande e imponente! É incrível como ele lembra um tamanduá! Quem é esse?
Obrigado,
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Broca-do-bambum Rhinastus sp. (Curculionidae: Molytinae: Cholini) creio que dá pra afirmar que fêmea de R. sternicornis.

Aranha Papa-Moscas Psecas em São Paulo

Encontrei essa aranha andando em minha barriga, acho que encostei em algum lugar e ela pegou carona. Encontrada na cidade de Ubatuba, que é litorânea e cercada pela mata atlântica. Procurei na internet e não consegui identificá-la. Poderia me ajudar?
Bruno Amir.
Esta é uma papa-moscas Psecas sp. (Salticidae: Marpissinae).

Borboleta Hylephila no Rio Grande do Sul

Mas esta é uma mariposa, né?
Schetter de Viamão, Rio Grande do Sul.
Não, Schetter, raras mariposas possuem a dilatação na ponta das antenas, e mesmo elas repousam as asas paralelas ao corpo, como a maioria das mariposas. Esta pode ser Hylephila phyleus phyleus (Hesperiidae: Hesperiinae: Hesperiini).