quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Percevejos Predadores em São Paulo

Bom Dia! Eu encontrei esses dois percevejos, e eu suponho que eles são da subfamília Harpactorinae. Você poderá me dizer o gênero ou a espécie? (Embu, Sao Paulo)
Encontre este belo percevejo em Embu, São Paulo. Eu acho que é da subfamília Stenopodinae. Você conhece o gênero?
Lucas Rubio. 
O primeiro, é bem semelhante a Zelus gracilipes, que é espécie nova, publicada ano passado pelo nosso amigo Gy Zhang. Não posso afirmar que seja a mesma espécie. O segundo, deve ser uma forma escura de Zelus armillatus. O terceiro, deve ser uma Zelus sp. (Harpactorinae: Harpactorini) menos distinta. Estenopodaíneos têm diferença na venação das asas e no primeiro segmento das antenas que é mais largo. As antenas costumam ser mais curtas e o primeiro par de pernas robusto. Bem interessante representar a diversidade do gênero em uma postagem.

Atualização: O Gy disse que o primeiro pode ser Z. gracilipes, vespiformis ou errans, só mesmo analisando a genitália pra saber. Confirmou também a identidade do segundo.

Atualização Dez./2.018 - Lucas: Atualização, Cesar! o percevejo das últimas fotos é uma Doldina sp. Dimitri Forero identificou em Inaturalist, acredito que é especialista em percevejos.
(...)
Cesar, consegui chegar até Doldina lauta usando a chave que está em "Revisão do gênero Doldina Stal" Espinhos presentes apenas nos dois primeiros segmentos do conexivo; lobo posterior do pronoto sem espinhos ou tubérculos; mais de 18,5 mm de comprimento.
As outras duas espécies que poderiam parecesre (D. penalea e D. interjungens) são distribuídas mais ao norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário