segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Mimetismo entre percevejos Dysdercus e Hypselonotus


Boa tarde Cesar

Todos Dysdercus sp. (Pyrrhocoridae), adultos e ninfas, o que vc acha?

Registros de Caraá e Gravataí RS

Obrigado
Paulo Renato Huppes.
Paulo, aqui nós temos 2-4 adultos de Hypselonotus cf. interruptus (Coreidae: Coreinae: Hypselonotini) mostrando variação nos padrões de cores e 5-7 adulto e ninfas em diferentes ínstares de percevejos-manchadores Dysdercus cf. ruficollis (Pyrrhocoridae), que também varia em coloração.

Sobre esta semelhança, van Doesburg (1968) diz:
A correspondência no padrão de cores aparentemente não está restrita ao gênero Dysdercus; outros percevejos também mostram padrões impressionantemente semelhantes às espécies deste gênero. Entre os Lygaeidae, as espécies de Oncopeltus que ocorrem nas mesmas regiões apresentam padrões e cores como as do grupo 3 (América Central) e do grupo 6 (Antilhas). Várias espécies de Coreidae, Lygaeidae e Miridae mostram o mesmo padrão de cor e também ocorrem na mesma região que D. o. obscuratus: veja neste ponto as pranchas da Biologia Centrali-Americana de Distant. O padrão de cor de D. albofasciatus Berg lembrame fortemente o de uma espécie de Hypselonotus (Coreidae) que ocorre na mesma região.
É interessante notar que a forma predominante de Hypselonotus lembra as Dysdercus comuns aqui, mas ele cita também D. albofasciatus, esta espécie lembra a forma escura das Hypselonotus. Só resta entender por que, pois não sei sobre toxicidade destes percevejos nem das plantas hospedeiras.

No detalhe da primeira imagem, algumas diferenças morfológicas assinaladas na presença ou ausência de ocelos e na venação das asas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário