quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Mariposa Litoprosopus no Paraná

Olá Cesar saudações! Entrou na minha cozinha este lindo exemplar de mariposa. Ela é do tipo que quando se sente encomodada solta um fluido. Fiquei sem pistas. Se puder me dar uma luz agradeceria! Abração
Siddhartha Delphis de Curitiba, Paraná.
Um pequeno detalhe nesta imagem e creio que serve para identificar a sua e a do Rafael no RS que me parece, se não a mesma espécie, muito próxima. É possível ver marcas nas asas inferiores, quase ocelos, que a torna bem distinta. Suspeito que seja Litoprosopus sp. (Noctuidae: Dyopsinae), taxonomia bem complicada por que na Funet mostra sendo tratada como Noctuidae: Catocalinae e Ophiderinae e na Esalq, Erebidae: Erebinae: Catocalini.

Não encontro muita coisa do gênero na América do Sul, mas a da Esalq está identificada como L. conflugens que há também uma da Argentina em BoldSystems. Não duvido que a sua e a do Rafael sejam a mesma espécie, pois BugGuide mostra diferença semelhante em uma mesma espécie (1, 2).

Siddhartha: Gratidão! Estas imagens do bugguide principalmente a 1 está muito proxima, so tem o detalhe rosado na minha. Pode ser que perdeu pelo nessa região? Pesquisando Litoprosopus futilis no google apareceram mesmo muitas parecidas com o detalhe nas asas inferiores! Um abraço Siddhartha

Cesar: Sim, definitivamente ela perdeu escamas no tórax, não atentemos a isso procurando semelhantes. As do BugGuide devem ser uma outra espécie, a suspeita mesmo por enquanto é L. conflugens, só vejo uma diferença nas escamas metálicas ou iridescentes das asas inferiores, não sei se é variação ou se estamos falando de uma outra espécie. O gênero Litoprosopus já parece um tanto seguro.

Siddhartha: Gratidão! Por incrível que pareça acabei de encontrar umas fotos que tirei há um mes de uma já morta e tem o mesmo escamamento! Suas asas tem uma pigmentação dourada metalica que brilha na luz solar.

Cesar: É mesmo uma coincidência. Uma possibilidade é que adquiram isto se debatendo contra lâmpadas, o que muitas mariposas fazem. Pra não ficar só nas minhas palavras de que não é característica da espécie, veja o mesmo nas três espécies de BugGuide: 1, 2, 3, o que não aparece na maioria dos exemplares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário