domingo, 10 de dezembro de 2017

Formiga de Estalo Mutilada em São Paulo

Já fui picada 2 x,mas mordida nunca rs.
E César de uma olhada nessa formiga de estalo que apareceu,com o abdómen muito pequeno ,deve ser uma má formação? Achei bem curioso,já que algumas semanas vi outra andando de boa sem o abdome,essas formigas estão um pouco estranhas ultimamente,rs. Segue foto delas. SP Capital.
Crika Paiv de São Paulo, capital.
Odontomachus sp. (Formicidae: Ponerinae: Ponerini)
Havia uma outra sem o abdome, mas esta é a que tem o abdome pequeno? Se ela não tiver o abdome dobrado sob o tórax, não me parece ter abdome também. Parece que formigas sem abdomes é algo bem conhecido (1, 2, 3, 4, 5). No primeiro link, uma formiga já coletada sem abdome durou cerca de 30 horas. No último, uma durou 14 dias sem o gáster, uma chegou a adurar 40 dias sem a cabeça!

Achei que poderia ter outra explicação, mas deve ser uma luta com outra formiga ou predador.

Crika: Essa da foto acima estava sem o abdómen e essa aqui da foto abaixo  já tinha um abdomen muito pequenininho ,dá até pra ver o ferrão.Mas acredito q essa formiga acima deve ter perdido em alguma briga mesmo, Valeu mais uma vex :)
Em Odontomachus, o único nodo peciolar é subcônico, frequentemente formando um "espinho", mas está anatomicamente bem distante do ferrão, veja uma vista lateral de O. bauri, este segundo exemplar perdeu também totalmente o gáster, mas restou o pecíolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário