sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Prováveis Casulo e Exúvia de Mariposa Sesiídea em São Paulo

Olá
Me chamo Danielle, achei esses casulo e uma pupa, na fresta da porta de casa. Poderia me dizer mais ou menos o que pode ser??

Na cidade de Santos, em um apartamento em uma porta, tamanho real aproximado meio centimetro a um centimetro

As fotos que tirei estão com aumento de 140x.
Aguardo obrigada!!
Dany Souza.
Dany, exúvias e casulos abandonados podem ser bem complicados mesmo, como aconteceu aqui. A minha tese é que esta estas coisinhas são exúvia e casulo de uma mariposa, muito provavelmente Sesiidae, ajuda confirmando se a porta é mesmo de madeira, pois sesiídeos são lepidobrocas, s]as larvas se desenvolvem em madeira, embora em uma porta talvez seja algo novo.

Para defender minha tese, aqui você pode ver como elas saem da madeira, aqui e aqui você pode ver casulos de sesiídeo com farpas de madeira, como seria o caso das imagens à direita. Estas coisinhas pretas no da esqueda, eu suponho que possa significar que não só ela, mas cupins também estejam no batente, veja os dejetos de cupins aqui. Uma boa imagem de adulto e exúvia sesiídeo pode ser vista aqui, sesiídeos são mariposas com aparência de abelha ou vespa. Aqui, é uma outra família de mariposa, mas pode-se ver uma exúvia que destacou a cabeça, mas ficou presa pelas antenas, como me parece ter ocorrido com esta. Quanto ao tamanho de 1 cm ou menos, há sesiídeos maiores, mas veja o tamanho de exemplares deste em papel milimetrado aqui e aqui.

Caso alguém tenha outro palpite, por favor, use os comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário