quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Elaterídeo Bioluminescente em Brasília

Encontrei este inseto no Lago Sul, Brasília-DF e fiquei surpreso ao saber que é um dos insetos com maior bioluminescência, Besouro de Fogo. Correto?
Michel Maia.
Michel, muitas são as espécies de besouros da família Elateridae que produzem bioluminescência, você pode ver algumas espécies nestes artigos: 1, 2Costa (1975) já falava em quase vinte gêneros, distribuídos principalmente em Pyrophorini, mas também em Heligmini e Campyloxeninae. Pesquisando por "besouro de fogo", eu encontrei uma série de fontes (1, 2, 3) tratando assim a espécie Pyrophorus noctilucus (Agrypninae: Pyrophorini).

Por ser a espécie mais "famosa", muitas identificações na internet podem ser de outra espécie, erroneamente chamada assim. Comparando com o exemplar do Museu de Entomologia da USP - Esalq, vejo um exemplar mais claro, rajado, sem estrias evidentes nos élitros e com órgãos luminescentes proporcionalmente bem menores. Ele tem cerca de 3,7 cm., como o seu cabe em uma falange do dedo, ele me parece ser bem maior.

Devido à semelhança de muitas espécies e escassez de imagens de outras, prefiro não dar palpite além de Pyrophorini na identificação, mas P. noctilucus ele não é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário