quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Besouros Crisomelídeos no Paraná

Prezado Cesar bom dia eis um exemplar que estou tentando identificar sem muito sucesso recorro à tua experiência! Gratidão Siddhartha (Curitiba PR)

Olá Cesar aqui mais um lindo exemplar eu segui a sua sugestão acima e cheguei na hipotese de ser um https://uploads.disquscdn.c...https://uploads.disquscdn.c... Zeugophora subspinosa que é parecida com meu mais em coloração do que detalhes, se puder me dar uma orientação lhe sarei muito grato! Abraços Siddhartha (Curitiba PR)
Olá Cesar aqui dois besourinho miúdos com tonalidades dourados praticamente do mesmo tamanho que aparentam variadas diferencias. O primeiro que está ma minha unha mostra o tamanho este é uma especie pacata (duas fotos), com movimentos rápidos já as ultimas imagens são de um besouro mais lento do que o primeiro e uma particularidade foi quando tentei pegar ele este começou a dar uns pulos (três fotos) seria grato por uma sua orientação para poder descobrir mais sobre estas especie pois minhas buscas foram sem sucesso.
Espero que as imagens sejam de qualidade boa para você
Mais uma vez gratidão!
Abraços 
Siddhartha (Curitiba PR)
Siddhartha Delphis.
Sidartha, estou juntando todos estes besouros para que os pedidos não fiquem pra trás sem resposta. Todos aqui são besouros da família Chrysomelidae. O primeiro é uma falsa-barata-do-coqueiro Mecistomela cf. marginata (Cassidinae: Alurnini). O segundo é Cacoscelis sp. (Galerucinae: Alticini), a espécie citada parece ser do Velho Mundo.

Já estes dois últimos, tendo o tamanho tão reduzido, pode ser bem difícil conseguir ir longe, pois a fauna de Chrysomelidae é muito grande, mesmo muitos maiores e mais coloridos são difíceis. O último parece ser Alticini também, são chamados besouros-pulga, apenas para comparação de exemplares mais ou menos semelhantes a estes, 1, 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário