terça-feira, 21 de novembro de 2017

Besouro Meloídeo em São Paulo

Oi Cesar! Achei esse besouro morto dentro da água. Não dá para ver na foto, mas ele é azul-metálico. Tem como saber a Id? Essa estrutura do aparelho bucal é um equivalente à espiritromba dos lepidopteros? Seria esse lindo, um nectarívoro? Ele ele estava bêbado e achou que seria uma boa hora para pescar? Será que lembrou de tirar as roupas do varal quando saiu de casa? Melhor casar ou comprar uma bicicleta? São tantas perguntas!!!

* Eu guardei o cadáver junto com sílica, caso sejam necessárias novas fotos.
TaMi Miranda de Rio Claro, São Paulo.
Em uma "primeira olhada": Meloidae, parasitado por Nematomorpha. Em uma segunda olhada: Se for Meloidae, o bicho tem olhos enormes para a família. Se não for, há de se pensar em Tenebrionoidea. Aderidae tem esta característica, não sei bem qual o tamanho dele, mas parece muito grande pra um. Os filamentos parecem achatados e simétricos, deve mesmo ser parte do inseto. Tentando entender que estrutura modificada seria essa, não deve ser o labium como fazem alguns estafilinídeos, penso que pode ser a galea (1, 2).

Quanto a novas fotos, dorsal da cabeça, se tem um "pescoço" seria bom, e detalhe das garras tarsais, o que é difícil, se são divididas.

Tami: Cesar, querido, fiz novas fotos do besouro. Vamos ver se atendem ao que vc e o Dr. Celso podem precisar:

Ele tem cerca de 1 cm:
Sem "pescoço":
A estrutura do aparelho bucal não parece ser única e bipartida, parece ser dupla:
*Continua guardado rs!
Cesar: Ele possui as garras fendidas, não como esperava, mas têm. O "pescoço" me parece visível na imagem da régua, morto ele tende a se contrair. A contagem nas antenas e tarsos, tudo me parece condizente com Meloidae. Quanto ao tamanho dos olhos, veja este. Então eu encontrei uma imagem "estranha" aqui, e cheguei em outra página que diz que em Zonitis spp. (Nemognathinae: Nemognathini), as peças bucais formam uma grande língua (também achei em Nemognahta) para se alimentar de néctar e, tendo este gênero, cheguei em espécies mais semelhantes, como Z. bellieri (italiana; embora, cadê a língua?). Nós temos por aqui pelo menos Nemognatha (1, 2, embora exista sinonímia em algumas espécies). Não consigo assegurar muita coisa dentro disto, mas já temos uma identificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário