quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Acidente com Burrinho Epicauta no Rio de Janeiro

Cesar, boa noite. Na sexta feira passada, dia 11/11 eu estava em uma lanchonete quando entrou um inseto em minha blusa e pousou por baixo do meu seio. Eu rapidamente sacudi para que ele caísse e não senti nada na hora, porem quando cheguei em casa e fui tomar meu banho, senti uma ardência muito forte onde ele havia pousado, no dia seguinte para a minha surpresa, o local estava com bolhas parecendo que algo havia queimado, procurei relatos na internet mas não achei nada parecido com o meu machucado. Eu nem me dei conta em fotografar o inseto. Porém pelo que me recordo, ele parecia um besouro só que mais claro e menor, desses que sobrevoam luzes... do tamanno da ponta de um dedo. Fui no hospital, mas não disseram nada. Segue as fotos em escala de tempo.
Pelo padrão da queimadura você tem alguma ideia do inseto que pode ter causado? Estou no interior do Rio de Janeiro.
Isabela Morgado.










Estas fotos podem ser publicadas, Isabela? Um pouco menor e mais claro que um besouro é uma referência de tamanho bem complicada, pois há besouros minúsculos e enormes, claros e escuros. Mas eu acredito que foi algum meloídeo, grupo que varia muito em morfologia e coloração (role a página e clique nos números abaixo, por que vejo que os primeiros nos resultados são de um tipo só).
Há também os potós, mas dificilmente seria reconhecido como besouro.

Isabela: Cesar, muito obrigada pelo esclarecimento. Analisei todas os tipos do Meloideo e achei esse bem parecido com o que pousou em mim. A marca ficou bem escura e minha preocupação inicial era de que se espalhasse. Mas notei que ficou do mesmo tamanho. Tem mais informações sobre essa "queimadura" que ele me deixou?Autorizo a postagem das fotos. 
Obrigada desde já.
Epicauta sp. (Meloidae: Meloinae: Epicautini)
A queimadura é provocada pela presença de substância cáustica na hemolinfa, o "sangue" dos insetos. Meloídeos segregam esta substância pelas articulações, isto pode ser visto nesta postagem. Esta defesa destes besouros é uma das inspirações para os xenomorphs da franquia Alien, junto com insetos parasitoides.

A única referência que encontrei sobre tratamento está em Auto (2005, p. 75):
Nos "potós" do gênero Paederus a secreção urticante é eliminada por duas glândulas pigidiais, situadas próximas ao ânus. Os Epicautas eliminam a substância irritante, identificada como a cantaridina, por glândulas situadas em suas articulações.
A dermatite provocada pelos dois grupos é semelhante e o tratamento deve ser feito à base de pomadas com corticosteróides e uso de antibióticos quando aparece infecção bacteriana secundária.
Uma de nossas temiscirianas já entrou em contato com a substância, aparentemente sem nenhum efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário