domingo, 29 de outubro de 2017

Serra-Pau Macrodontia na Bahia

Boa noite! 
Sou da cidade de Salvador -BA, colegas de trabalho encontraram esse inseto em um determinado local, ficaram assustados devido ao tamanho do mesmo. Buscamos informações na internet e tentamos identificar por comparação (fotos), chegamos a conclusão que se trata de um besouro serra-pau! Por gentileza poderia nos ajudar definindo melhor essa espécie.. Desde já agradeço 
Abraços
Rafael Silva.
Rafael, de fato se trata de um besouro serra-pau, Macrodontia cervicornis (Cerambycidae: Prioninae: Macrodontiini), sem dúvida, um dos insetos mais impressionantes de nossa fauna. Pisaram nele?

Rafael: Quando cheguei no local o inseto já estava nessas condições.Depois fiquei sabendo que o atingiram com um pedaço de madeira. Infelizmente devido a falta de informações acabam sendo rotineiras essas atitudes!

Celso do Lago Paiva: Que pena o vandalismo injustificável contra esse belo e raro animal! Infelizmente a grande maioria das pessoas, por ignorância, teme qualquer animal não-humano.Temos de aprender a conviver com a natureza e respeitar todos os seres, especialmente quando pouco restou deles e de seus ecossistemas. Talvez a educação e a convivência com os ambientes naturais supra meios para se superar esse medo da natureza.
.
Sobre essa espécie o grande agrônomo, zoólogo e botânico ucraniano-brasileiro Gregório Bondar escreveu o artigo:
Bondar, Gregorio,
1926. Desvendando os segredos dos gigantes dos insetos. A biologia e a larva de
Macrodontia cervicornis. Chacaras e Quintaes 34(1):33-35, São
Paulo: larva em “piaçaveira” (Attalea
funifera Mart., Palmae).

Nenhum comentário:

Postar um comentário