quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Mariposas de São Paulo

César, boa noite! Primeiro, fico muito feliz com sua iniciativa e trabalho. As populações de insetos tem diminuído pelas consequências do desmatamento e ação humana, e muitos são mortos muitas vezes por um medo injustificado e incompreensão. Parabéns por sanar dúvidas e esclarecer a população.

Observo muito as mariposas que encontro e sempre que possível faço resgate das mesmas antes de pessoas assustadas matá-las, mesmo que sejam criaturas muito dóceis e de fácil manuseio. Gostaria que me ajudasse a identificar algumas que tive contato. Acredito que esta da foto seja uma Leucania (pela coloração e o tamanho). A foto foi tirada em Ribeirão Pires, SP, em setembro de 2015, aqui em casa (próximo a uma area de proteção de mananciais - mata atlântica), num dia ensolarado e seco. Mariposas são noturnas e ela parecia bem atordoada ou cansada, assim que pousou no meu texto ali no fundo da foto, eu movi ela para o meu braço e ela ficou lá um tempão. Depois, fui até um jardim e coloquei ela na sombra, debaixo de uma folha. De lá ela partiu para viver a vida dela no dia seguinte.

A segunda foto acredito ser um membro da Sphingidae (pelo formato das asas). Encontrei no inverno de 2016 (julho) em uma farmácia aqui em Ribeirão também, no chão, se debatendo (estava muito claro lá dentro mesmo sendo já de noite como mostra a foto). Coloquei ela na minha roupa e ela veio todo percurso bem tranquila. Soltei no jardim e ela foi embora quando deu o tempo dela.

Por fim, encontrei essa Saturnidae (acredito), talvez uma Hemileucinae ou uma Automeris/Pseudoautomeris, repousando no portão de casa, só retirei por que minhas duas cadelas poderiam machucá-la acidentalmente. Remanejei para uma área de floresta aqui perto de casa. Das três foi a única que causou um pouco de lepidopterismo (pequena irritação cutânea, ardência fraca - como de uma pimenta de cheiro na boca). Assim que soltei ela e lavei a mão passou (sem sequelas).

A quarta foto é da primeira mariposa que salvei, ela estava ferida (ataque de algum animal). Ela colocou ovos na minha mão kkkkk foi super estranho. Morreu no dia seguinte pobrezinha. Mas desde então perdi o medo delas. São criaturas muito dóceis e praticamente inofensivas, de fácil manuseio.

Todo mundo me olha muito estranho por manusear elas sem medo. Existe algum perigo associado a elas que eu desconheça e precise tomar cuidado? (só por precaução - estou considerando uma luva)

Obrigado desde já! Parabéns mais uma vez!
Vinícius Risério Custódio.
Vinícius, a primeira parece ser Noctuidae, mas não Leucania, e é um bicho pouco distinto pra termos ter certeza do gênero. Uma boa pra mariposas assim, é ver também o segundo par de asas. Acredito que seja uma Helicoverpa (Heliothinae) mas não duvido que seja alguma Hadeninae, que produz muitos gêneros assim.

A segunda parece mesmo ser Sphingidae, mas está muito desfocada. As marcas nas asas são semelhantes às de algumas Xylophanes (Macroglossinae: Macroglossini) menos comuns.

As duas últimas me parecem ser Automeris, me é estranho causarem irritação na pele. Não consegui palpite pra terceira, a outra deve ser naranja/umbrosa.

Mariposas são seguras pra serem manuseadas. Há casos de lepidopterismo associado associados a Hylesia, mas pelo menos o Marcelo nesta postagem e eu (abaixo), não sentimos nada. Me parecem fêmeas:
Muito obrigado, Vinícius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário