quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Ovos no Espírito Santo: Mariposa Accintapubes

Vou aproveitar e postar aqui um pequeno mistério para mim. Sabe os gnomos de encontrar insetos? Eles me guiaram até esses ovos no abacateiro. Eu acho q toda a fileira tem cerca de 2 cm. Parece que eles estão protegidos por uma película muito fina. Não entendi se eles estão inserido na película ou se ela esta cobrindo eles. Não vou recolhe-los porque é preciso cuidado extremo com ovos. E a folha pode secar e prejudicar eles. Vou monitorar na planta.
Kel.
Conheço os gnomos, mas prefiro as fadas. Tomara que descubra, Kel, não sei o que são. Mas não consigo imaginar outra coisa que não sejam ovos de esperança da família Tettigoniidae.

Kel: Cesar, nasceram. Hj, pela manhã, estavam lá, dezenas de risquinhos amarelos. São lagartas de mariposa. Ontem eu recolhi eles, porque vi que tinha uns pontos escuros, pensei q tivessem sido atacados. Eu estou tendo mais ou menos a ideia de quem possa ser. Eu sempre encontro, no abacateiro, umas lagartinhas vivendo individualmente embaixo de umas tendas q elas constroem com seda. Acho que so tenho uma foto disso, mas nem sei onde está. Eu tentava acompanhar algumas pra ver se empupam na tenda mesmo, mas sempre sumiam, devem ser todas predadas. Eu vou tentar criá-las. Estou impressionada que elas possam ter surgido desses ovos achatados e incomuns para ovos de Lepidoptera.
Estou acreditando que são vespas Symphyta, há uma ilustração de ovos de Pergidae em Pergidae Of The World que se assemelha ao seu registro.

Atualização Nov./2.017: São ovos de mariposa da família Pyralidae, vejam o ciclo completo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário