segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Miriápodes de São Paulo

Opa Cesar, sou eu de novo. Tudo bem? Mais uma vez eu fiz uma visita ao Monumento do Ipiranga e acabei por encontrar esses dois insetos. Um eu sei que é uma barata, mas não sei a espécie. O outro parece ser uma centopéia ou um piolho de cobra. Além de saber a espécie, queria descobrir do que esses dois se alimentam.
Obrigado desde já.
Olá Cesar, tudo bem? Achei esse animal aqui em São Paulo, acredito que seja uma lacraia, mas não tenho certeza. Você sabe a espécie e do que ela se alimenta?
Matheus D'Oran Souza.
Matheus, este primeiro aqui não é um inseto, insetos têm seis pernas. Este é um piolho-de-cobra ou embuá (Diplopoda), partindo do princípio que é adulto, a ordem é Polydesmida, não consigo ir além. Ele deve gostar de matéria vegetal em decomposição, e de se esconder em lugares escuros e úmidos.

O segundo é uma lacraia ou centopeia (Chilopoda) e são geralmente predadores de pequenos invertebrados. Ela é Scolopendromorpha, não vou conseguir determinar espécie, mas pra tentar ir mais longe, preciso saber se tem olhos ou é cega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário