quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Insetos Aquáticos em São Paulo

Bom dia, César.
Moro em Rio Claro, em SP, e depois de um inverno difícil, finalmente consegui coragem para enfrentar meu pântano pessoal e começar a transformá-lo na bela piscina que foi um dia. Foi então que me deparei com três tipos de insetos chatos. Pesquisando, identifiquei um como náiade, larva de libélula (as maiores inimigas do meu dog), outro como o temível Notonectidae, barqueiro (pelo que li é insistente e pica dolorido), e o terceiro ainda não sei. São pontinhos minúsculos na superfície da piscina, e são muitos! Chego perto e eles começam a correr desesperados (sim, eles andam sobre a água). Percebi que alguns são diferentes, mas acredito que só estejam em outra fase da vida. Você consegue identificar esses diabinhos? Agradeço desde já.
Amanda Mia.
Olá mais uma vez, Amanda. A identificação do barqueiro e da náiade está correta, sinto apenas que deve haver insetos mais indesejáveis na piscina dos quais estes predadores benéficos estão se alimentando. Os barqueiros devem picar por acidente, ou se manuseados incorretamente, mas não creio que insistam em picar.

Eu gostaria se possível de ver os primeiros com mais detalhes. Os maiores são alfaiates, gerres, Jesus ou aranhas-d'água da família Gerridae, mas os menores, não acho que sejam ninfas deles, apenas suponho que sejam Veliidae, o que representaria uma família nova para o Insetologia. Desconheço se estes também picam, mas é comum que hemípteros aquáticos possam fazê-lo.

Walther Ishikawa - Planeta Invertebrados: Oi César!! Não está muito fácil de se ver nas fotos, mas acho que os dois primeiros são Veliidae. Tem uma espécie muito interessante, com um exacerbado dimorfismo sexual, Microvelia longipes. Talvez seja o caso. O macho tem pernas longas, lembrando bastante Gerridae. Aqui uma foto de um casal em Barra Bonita, SP. Abraço!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário