terça-feira, 26 de setembro de 2017

Aranha Tecedeira no Rio de Janeiro

Boa noite, pessoal. Encontrei essa Aranha aqui em Nova Iguaçu (Rio de janeiro) no quintal da minha namorada, que é bem vegetado, atrás de uma telha de alumínio com madeira da garagem. Já vi essa aranha em diversos pontos da minha cidade, principalmente em cactáceas e vegetais de folhas longas. Formam teias que cobrem esses vegetais, de uma forma semelhante à mantas ou lonas de circo. Gostaria de saber que aranha é essa.
Aguardo, pessoal.

Obs.: ela deixa um "bastão" com ovinhos enrolados na teia e o cefalotórax é bem peludo, principalmente na região do tergito.
Jhosyton Correia.
Jhosyton, aqui é o seguinte: a família é Araneidae, além disso fica só a discussão. Esta é a oitava postagem do que eu tenho a impressão de que se trata de Cyrtophora citricola, uma espécie exótica no Brasil, originária do Velho Mundo, que apresenta considerável variação de cor e morfologia e descoberta no Brasil apenas em 1999. O dr. Antono D. Brescovit porém, vendo alguns dos registros (1, 2), acredita que possam ser espécies nativas, a opinião dele neste assunto, definitivamente, é muito melhor que a minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário