terça-feira, 1 de agosto de 2017

Soldadinhos e Formigas em Rondônia

Soldadinhos. Observando esses lindinhos percebi que as aranhas papa moscas quando viam algum não atacavam, mas ficavam um tempão olhando atentas, curiosas e/ou ficavam saltando em folhas próximas, talvez para ver se o soldadinho se mexia para poderem atacar. Não sei se isso faz algum sentido e ñ sei se soldadinhos fazem parte do cardápio delas, mas as aranhas n atacavam. 
Desculpe pelo tanto de imagem.
Ian Roger de Porto Velho, Rondônia.
Acho que essa aqui estava pondo ovos... Tempos depois
Mortos
São muitas imagens, mas são poucas espécies, tudo está tranquilo. O 1 eu até sinto falta de mais imagens, por que apenas pela vista lateral (e sem ver os tarsos dianteiros) me dá dúvida quanto à sua morfologia. Pode ser Ceresa sp. (Membracidae: Smilinae: Ceresini. Imagens 2 e 3 são Cyphonia cf. clavigera (idem).

Os restantes, não consigo separar algumas espécies de Enchenopa e Campylenchia (Membracinae: Membracini). Pelo texto a seguiur, eu definiria como Enchenopa, o problema é que não vejo isto em comparação de imagens (1, 2):
DIETRlCH & MCKAMEY (1995) comentam que Campylenchia Stål, 1869 e Enchenopa Amyot & Serville, 1843 são completamente idênticos. Realmente a separação das espécies se faz por uma sutileza da carena dorso-transversal, sobra (sic) a qual Stål afirma, na diagnose de Campylenchia, ser ligeiramente mais aproximada da margem superior do processo anterior, se comparada com Enchenopa, cuja carena divide o processo anterior ao meio. Como o limite entre os gêneros é feito por um mero detalhe, a decisão de acomodar as espécies em um dos gêneros acaba sendo arbitrária. As observações efetuadas ao âmbito desse trabalho indicam que os gêneros podem ser sinônimos. (Creão-Duarte & Sakakibara, 1998).
Quanto às papa-moscas, algumas conjecturas. Aranhas podem ficar um bom tempo sem se alimentar. Não necessariamente elas precisam capturar tudo o que estiver á disposição. E elas são de fato aranhas muito curiosas. Mas soldadinhos, como visto nas imagens vivem acompanhados de formigas, e formigas são insetos temidos, Cyphonia ainda mimetizam formigas. A aranha pode temer a aproximação baseado em experiências passadas. As formigas aparentam para mim ser Tapinoma sp. (Formicidae: Dolichoderinae: Tapinomini).

Nenhum comentário:

Postar um comentário