quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Ninfa de Bicho Pau Cladoxerus em São Paulo

Olá!!
César, achei esse inseto pela segunda vez no meu jardim. Uma vez numa bromélia e hoje andando sobre as flores. Ele seria uma Ninfa de Bicho Pau?

Obrigada,

Camila Ferraz de Siqueira de Santo Antônio do Pinhal, São Paulo.
Camila, a identificação me parece correta, difícil poder acrescentar algo. Mas realmente me impressiona um bicho-pau em um jardim, já encontrou adultos?

Victor Morais Ghirotto: Oi gente, este é sim uma ninfa, recém eclodida (ou seja, primeiro ínstar) de bicho pau da família Phasmatidae, é um Cladoxerus cf. cryphaleus. Quase com certeza deve ser o C. cryphaleus, ou, melhor dizendo, a espécie que ocorre no interior paulista.
Eles se alimentam apenas de Mimosoidae, uma subfamília de plantas leguminosas. Se tiver uma árvore dessas por aí, como caliandra, pau jacaré, ou sansão do campo, podera encontrar adultos nos galhos.

De fato é algo incomum achar bichos pau em jardins, mas isso ocorre com espécies mais resistentes (como Urucumania borelli e o próprio Cladoxerus, que é uma espécie presente em ambientes bem degradados/ antropizados).
Mesmo assim, muito interessante encontrar assim! Com certeza aí deve ter no mínimo uma praça com boa vegetação nas proximidades.
Valeu gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário