sábado, 26 de agosto de 2017

Dípteros do Paraná

Olá, desde Julho venho sofrendo com picadas destes insetos aqui em casa, na verdade minha familia e meus cachorros
Eles são algo em torno de um grão de arroz. Quase sempre estão "estacionados" em um fio branco de internet que liga o roteador lah de dentro de casa com o escritorio aqui no fundo de casa.

As picadas são muito dolorosas e quando param de doer, comecam a coçar!!!!

Gostaria de identificá-los e se possivel, receber alguma dica para a sua exterminação.
Obrigado!
Guto.
Carlos Augusto Moreira.
 Carlos, é muito importante saber de onde são os registros para uma boa identificação.

Claramente, nós temos aqui dois animais totalmente distintos. O segundo lembra a da Juliana no Mato Grosso do Sul, identificada como mosca-das-frutas da família Tephritidae, muito semelhante a Rhagoletis spp., embora devia ser gênero próximo, por não ter o escutelo branco ou amarelado. Estou atualizando aquela postagem, pois deve ser mosca-da-espiga Euxesta sp. (Ulidiidae: Ulidiinae: Lipsanini). Não creio que este inseto seja capaz de picar uma pessoa.

O primeiro é um borrachudo da família Simuliidae, provavelmente Simulium sp. Este sim, as fêmeas são hematófagas, conhecidos por borrachudos ou pium. São vetores de oncocercose no Norte do Brasil, não sei como está a situação atual da doença. Sobre o controle, tudo o que consegui está nesta postagem, eles se desenvolvem em água doce.

Carlos: Oi César, obrigado pela.identificacao, sim, são dois insetos distintos, o primeiro eu matei na minha perna, o segundo, na parede mas havia sangue nele, esta ponta que sai dele não é o ferrão? Estas fotos foram tiradas na minha casa, em Maringá, PR.

Cesar: É estrutura análoga ao ferrão, mas ferrão é o órgão nas fêmeas de himenópteros (Vespas, formigas e abelhas). Nas moscas, este órgão é simplesmente o ovipositor, tem função de botar ovos. No caso do borrachudo, ela pica com o aparelho bucal, não com a outra extremidade, e mesmo que houvesse a possibilidade da outra cravar o ovipositor na pele, mesmo assim não sugaria sangue. Não sei o que pode ter saído dela, mas sangue não era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário