sábado, 22 de julho de 2017

Cigarrinha Acrogonia no Ceará

Olá. Meu nome é Tarquisio Pimentel. Sou de Fortaleza / Ce. Sempre gostei de plantas, descobri a dois anos a rosa do deserto e fiquei apaixonado por elas. No momento estou cultivando algumas e a 2 meses comecei a produzir mudas e sementes também. O problema é que os pulgões adoram as rosas do deserto e de vez em quando aparece infestação em algumas plantas. Comecei a usar veneno mas não dava conta e não queria ficar usando produtos perigosos a saúde. Deixei de usar por algum tempo e notei que começou a aparecer um inseto diferente nas folhas e coincidência ou não perto dos pulgões . Com um tempo os pulgões desapareciam . Sei que joaninha é predadora de pulgão, más os insetos que estão aqui nas plantas não são nem parecidos com elas.
Já procurei na internet por predadores de pulgões mas não achei nada nem parecido com os que tem aqui. Pode me ajudar a identificar esses insetinhos ? Será que eles são mesmo predadores de pulgões? Ou estou enganado e eles também prejudicam as rosas do deserto? Se poder me ajudar fico agradecido.
Tarquisio Pimentel.
Tarquisio, esta é ou estas são cigarrinhas Acrogonia cf. terminalis (Cicadellidae: Cicadellinae: proconiini). Elas não devem ser responsáveis pelo desaparecimento dos pulgões. Cigarrinhas são fitófagas, sugam a seiva e podem transmitir doenças às plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário