sexta-feira, 28 de julho de 2017

Aranhas Lobo no Rio Grande do Sul

Bom dia Cesar! Sou novo aqui no site, confesso que acompanho sempre as postagens pois como todo homem da cidade, quando se muda pro interior, fica se perguntando de onde vem tanto inseto! rs
Já é a segunda vez que levanto de madrugada para pegar a mamadeira da minha filha e dou de frente com essas lindas aranhas... (eu acho linda, apesar de ter um pouco de receio de chegar perto) A primeira media em torno de 8 cm e a segunda era um pouco menor, talvez uns 4 a 5cm. O que me chamou a atenção é que as duas aranhas possuem 7 patas. 4 de um lado e 3 do outro. Normalmente são 8. Me corrija se estiver errado. 
As encontrei em casa, no interior do Rio Grande do Sul, tenho bastante grama em volta da casa e por este motivo acredito ser uma aranha-lobo. 
Há outra espécie em torno da borda da piscina, mas não consegui tirar nenhuma foto pois elas são rápidas e logo se escondem, assim que conseguir eu posto aqui também. 
Estas aranhas (se for este tipo) são venenosas e como tenho criança em casa, tenho medo de um possível acidente. Como evitá-las? 
Obrigado, parabéns pelo site!
Danilo Rodine.
Danilo, ambas aparentam ser aranhas da família Lycosidae, bem difícil garantir a segunda que não se vê muito além da silhueta. Lycosidae é uma família difícil de se determinar espécies através de fotos, no Rio Grande do Sul ocorre Alopecosa moesta que se parece com a primeira. Muitas aranhas em outras famílias poderão viver na grama, apesar de aranha-de-grama ser nome comum de uma espécie.

Aranhas naturalmente têm oito pernas, mas frequentemente perdem algum no percurso de suas vidas. Se ela ainda não for adulta, recuperará a perna quando "trocar de pele", o que resultará em uma perna mais curta que as demais. Por coincidência, elas perderam pernas do mesmo lado. Nós temos diversos casos no Insetologia, algumas com apenas seis pernas (1, 2, 3, 4, 5, 6...).

Estas aranhas não são perigosas (se a segunda não vier a ser uma armadeira, que não parece, mas não descarto). Sobre serem venenosas, eu peço que leia esta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário