terça-feira, 27 de junho de 2017

Provável Broca Rajada da Cana

Boa tarde, esse bicho apareceu na parede de meu apartamento no 6º andar no Camorim - Rio de janeiro - RJ e estou apavorada achando que é um barbeiro. Ele era duro como besouro deu muitas chineladas para matar. Era arredondado. A foto não está boa pq dei chineladas nele e depois coloquei no chão pra fotografar. Confio que mesmo assim você vai conseguir me dizer qual é. Grata,
Lilian Moutinho.
Lilian, há uma série de dificuldades aqui, a primeira que eu apontaria é o fato do bicho estar de barriga pra cima. O que consigo te assegurar é que de modo algum se trata de um barbeiro e que realmente se trata de um besouro. Vou dar um chutão, broca-rajada-da-cana Metamasius hemipterus (Curculionidae: Dryophthorinae: Rhynchophorini), inofensivo, há uma imagem em vista ventral na página da australiana PaDIL.

Atualização: O pedido de Anderson Amorim de Salvador, Bahia, no dia seguinte acrescenta a probabilidade de a identificação estar correta, insetos são sazonais, é comum que a mesma espécie surja simultaneamente em regiões diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário