domingo, 25 de junho de 2017

Mariposas Yagra em São Paulo

Olá tudo bem? Estou anos a tentar descobrir que mariposa é essa da foto. Eu tirei em 2015, mas já procurei muito pelas características e não acho. 
Achei elas no litoral norte de SP especificamente na praia de boraceia. Por favor se puder me ajudar Muito obrigada
Jaqueline Villela.
Jaque, esta é uma mariposa da família Castniidae, mariposas diurnas, com aparência de borboletas.  A pesquisa que fiz merece ser detalhada:

Borboletas e Mariposas possui uma imagem que combina muito bem, a única que encontro, identificada como "Hista japyx - Rara, primeira imagem de um exemplar vivo na internet". H. japyx é citada em outras fontes (1, 2, 3...), mas é estranho que Moraes, Duarte & Gonzales (2010), em sua revisão do gênero Hista, não cita esta espécie, o que me fez supor que pudesse ser uma espécie migrada para outro gênero há mais tempo e assim cheguei em Yagra japyx

Moraes (2009), em sua Taxonomia e Análise Cladística do complexo Yagra Oiticica, diz que Y. japyx, foi descrita como Athis japyx (Hübner, 1825) através de um exemplar macho. Castnia fonscolombe (Godart, 1824), já havia sido descrita antes através de uma fêmea e posteriormente, percebeu-se tratar de uma mesma espécie, cujo nome válido hoje é Yagra fonscolombe (Miller, 1995). Na página 171 há imagens, mostrando que o macho tem pintas bem evidentes, a fêmea não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário