quarta-feira, 21 de junho de 2017

Marimbondos Polistes e Fungos Entomopatogênicos em

Oi Cesar, como vai? Vim aqui dizer um oi. Achei esse Polistes e queria saber se é macho, el@ me pareceu diferente. De bônus tem outra espécie de Polistes corrompida por Cordyceps, eu acho. Até mais o/
Santiago Dos Santos de Bragança Paulista, São Paulo.
O dimorfiso sexual é pouco acentuado neste grupo, mas machos costumam ter a ponta das antenas encurvada, como este indivíduo. Eu acho que pode ser P. versicolor (Vespidae: Polistinae), eles podem variar na intensidade de manchas, o seu combina com este.

Quanto ao gênero Cordyceps, estes são um vídeo e um comentário de Bruno C. Barbosa sobre o assunto e que responde à dúvida:
Bruno C. Barbosa: Sobre os fungos, Petch (1931) cria o gênero Cordyceps, e Sung et al. em 2007 dividiu o gênero Cordyceps, reorganizando ele em novos quatro diferentes: Cordyceps stricto sensu, Metacordyceps, Elaphocordyceps e Ophiocordyceps.
Seria o mesmo que você chamar Aves de dinossauros, você não está certo nem errado.

Na pratica sabemos que quem ataca Himenópteros são os Ophiocordyceps, em formigas é sábio muita coisa, já para vespas é tudo novo e deve sair esse ano (2015) um trabalho nosso, sendo pioneiro com vespas x fungos, fruto daquele resumo que você viu no vídeo (sim sou eu narrando kkk) do post.
Para outras ordens de insetos são outros fungos, podendo também ser o Ophiocordyceps.

Nomenclatura de fungo é diferente da zoológica, então quando ele esta com hifas ele tem nome da espécie madura, quando esta com “teias” ele tem nome da espécie estéril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário