domingo, 4 de junho de 2017

Lagartas e Borboletas do Maracujá no Distrito Federal

Boa tarde Cesar, meu nome é Suely e sou professora da secretaria de educação do DF. Temos um projeto de horta escolar e cuidamos com muito carinho de nossas plantas. Sempre que encontramos algum inseto ou lagarta, nós os realocamos para outro local. Essa semana encontramos essas lagartas em nossas folhas de maracujá e as crianças surgiram com esses questionamentos:
  • como elas chegam na horta se tem esse muro enorme?
  • como elas nascem aqui se a gente vive cuidando?
  • por que ela vem comer nossa horta?
por conta disso resolvemos iniciar um projeto de pesquisa com eles e colocamos algumas em um observatório e cuidaremos dela até a metamorfose. Você pode contribuir conosco, ajudando a identificar e com dicas de cuidados até a crisálida? Suspeitamos que essa borboleta seja a mãe
Agradecemos desde já e pedimos sua autorização para constar como fonte de pesquisa do projeto, já que encontrei em sua página uma foto muito parecida com a nossa. Nymphalidae
Suely Lucena Brasil.
O adulto aqui me parece ser Eueides isabella dianasa (Nymphalidae: Heliconiinae: Heliconiini). É muito difícil identificar estas borboletas. Folhas de Passiflora são tóxicas, as borboletas retém estas toxinas no corpo, se tornando tóxicas para seus predadores. Quando um inseto é tóxico, é normal que haja outras espécies na região de aparência similar (seja por mimetismo batesiano ou mülleriano), e isso ocorre com estas borboletas.

As larvas, devem ser de outra borboleta, do mesmo grupo. Realmente temos semelhantes (1, 2), mas não dei palpite de espécie nelas, mas podem ser formas jovens de Agraulis vanillae. Se conseguir obter os adultos, peço que envie imagens para confirmação.

Quanto às perguntas:
  • Lagartas não têm dificuldade em caminhar sobre muros. Mas quem chegou à planta foi a mãe, que possui asas, voa  muito bem. Ela depositou ovos na planta, onde nasceram as lagartas.
  • A natureza é mesmo fantástica. Como elas encontram a planta hospedeira não me parece algo muito compreendido (1, 2). Ela ainda visitou a planta sem ser percebida ou foi ignorada, os ovos também passaram despercebidos.
  • Borboletas não depositam seus ovos em qualquer planta, cada espécie tem suas plantas específicas para se alimentar. Foi na horta que ela encontrou maracujá de boa qualidade para seus filhos crescerem.


Quanto aos cuidados, não sei se elas aderem ao vidro onde estão, mas parece que sim. Elas precisam ter onde se pendurar para empupar. E, se não tiver, é preciso ter alguma tela para protegê-las contra parasitoides (vespas e moscas).

Suely: Bom dia!!!Nosso experimento deu certo. Nossa borboleta saiu do casulo hoje. Muito linda. As crianças ficaram super felizes. Muito obrigada por sua participação, peço autorização para imprimir sua colaboração ao nosso projeto.

Cesar: Vejo que a identificação de A. vanillae está correta. Aparentemente, a subespécie no Centro-Oeste é A. v. vanillae, enquanto aqui no Sul-Sudeste é A. v. maculosa. Esteja à vontade para usar o texto como quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário