quinta-feira, 22 de junho de 2017

Lagartas de São Paulo

Obrigada outra vez, Cesar. Vou postar outras lagartas. Uma delas estava em uma parede, mas com o deslocamento de ar causado pela passagem de um veículo ela caiu no chão e ficou enrodilhada parecendo um rolinho de espinhos. Não sei se esse comportamento é comum, mas queria saber que lagarta é essa. A outra estava perto de uma amoreira; a foto não é muito boa, mas ela tinha uns 04 cm de comprimento e era toda rajada de laranja e preto. A outra lagarta estava na calçada; creio que seja mandarová de coqueiro, mas não tenho certeza, então queria uma confirmação ou uma correção. Também gostaria muito de uma confirmação ou correção em outras lagartas que identifiquei: Dirphia sp, Phoebis sennae e Megalopyge albicollis. Todas as fotos foram feitas em São Paulo, capital no ano passado. Desde já, agradeço.
Caterina Helena Marcopoulos de São Paulo, capital.

Caterina, a quantidade é muito grande, isto dificulta um pouco. Não é possível usar todos os marcadores devidos. Estádios larvais são também mais difíceis que imagos.

1 e 2 Phoebis sennae (Pieridae: Coliadinae), correto, ou talvez espécie próxima. 3 e 4, Nymphalidae, lagarta-do-coqueiro Brassolis sp. (Nymphalidae: Satyrinae/Morphinae: Brassolini), correto, a outra suponho que seja Methona themisto (Danainae: ithomiini), mas está difícil saber. 5 e 6 Megalopyge albicollis (Megalopygidae) deve estar coreto, mas há espécies de Megalopyge com estádios imaturos um tanto desconhecidos. 7 e 8, Erebidae: Arctiinae, suponho que a enrolada seja Apistosia judas (Lithosiini), a outra é difícil saber. A última é Pseudautomeris cf. luteata (Saturniidae: Hemileucinae).

Nenhum comentário:

Postar um comentário