segunda-feira, 15 de maio de 2017

Percevejo das Cápsulas no Ceará

Olá César! Gostaria que me ajudasse a identificar esse inseto. É a segunda vez que encontro uma espécie aqui no apartamento, e nas duas vezes foram a noite. Ele tem um par de asas rente ao corpo. (Moro em Fortaleza-CE)
Daniel Urano.
Daniel, este é percevejo-das-cápsulas da família Berytidae (=Neididae), sendo a espécie mais comum, Jalysus sobrinus (Metacanthinae), espécie de importância na cultura do tabaco. Costa Lima, citando Dutra (1903) diz:
O bichinho das cápsulas (Jalysus sobrinus Stal.) determinado pelo Sr. O. Heidemann, por intermédio do Dr. L. O. Howard, é um inseto delgado, provido de penas ou penugem, de antenas finas e longas, com 18,5 mm. de comprimento e somente 1,5 mm. de largura. É de cor castanho- áurea, com tres listras claras longitudinalmente dispostas no torax e mais claras na nuca.
Na extremidade posterior do torax ha tres espinhos, um de cada lado e o terceiro no centro. A última articulação das antenas, assim como a extremidade do femur, é um tanto grossa.
Ele frequenta, na época da maturidade das cápsulas, as panículas e os botões das flores do fumo, perfurando aquelas, sem causar à planta nenhum outro dano.
Estes insetos são, geralmente, pouco numerosos, mas ha anos em que aparecem em grande número, de modo que as cápsulas das sementes das plantas deixadas para porta-grãos estão todas furadas, perdendo-se, com a agitação das panículas pelo vento, uma boa parte das sementes maduras, já porque caem no solo, já porque, com as chuvas, muitas cápsulas melam ou apodrecem.
Não ha tratamento possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário