sexta-feira, 7 de abril de 2017

Percevejos Leptoglossus em São Paulo




Oi, gostaria de saber o nome desse inseto. Podem identifica-lo?
Achei muito parecido com o barbeiro.
Caetano Vaz de Tatuí, São Paulo.





Olá César!!
Moro em Piracicaba-SP. Encontrei no pé de acerola no quintal da minha casa este percevejo. Ele transmite alguma doença?
Como as acerolas estão a ponto de amadurecer para a colheita, há algum problema em consumi-las já que o percevejo andou entre as frutas do pé? Pergunto isto pois soube de casos sérios de acidentes com pessoas que consumiram açaí e morreram por que o barbeiro deposita ovos/larvas nestas palmeiras.
Abraços
Cadu de Piracicaba, São Paulo.


Boa Tarde,
Este seria o mesmo inseto?
Estava no vidro do carro hoje.
Sou de SP, capital.

Obrigado,
Filipe Abud de São Paulo, capital.





Caetano, este é mais um registro (1, 2) da Leptoglossus sp. (Coreidae: Coreinae: Anisoscelini) que não sei qual é, mas é superficialmente idêntico a L. occidentalis, espécie norte-americana, introduzida na Europa, mas aparentemente sem registros oficiais no Brasil. As espécies do gênero podem ser consideradas pragas agrícolas, mas inofensivas para humanos.

Cadu, alguns insetos podem transmitir viroses para a planta, mas elas não podem ser retransmitidas a animais. Este artigo fala sobre Leptoglossus dando entrada a fungos e bactérias nos frutos ao sugá-los. A preocupação com estes insetos nas plantas está relacionada à produção e à qualidade dos frutos

O caso do açaí eu desconhecia, mas algo parece estar errado, barbeiros não produzem larvas e os seus ovos são depositados normalmente em ninhos de animais, não diretamente nas plantas. Conhecia caso de doença de Chagas ser transmitida em massa através de caldo de cana, onde o inseto foi moído junto com a cana. Pesquisando, vi que o caso do açaí é semelhante. Uma outra forma de contaminação poderia ser através das fezes do inseto, ou ele ter defecado nos frutos, ou nas máquinas durante a produção, já que a doença é transmitida pelas fezes do animal, não pela picada em si. Mas L. zonatus não é vetor de doenças para o homem.

Filipe, em vista ventral, é certo que se trata de uma Leptoglossus sp., L. zonatus, apenas provavelmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário