quinta-feira, 27 de abril de 2017

Pequenos Gorgulhos em São Paulo

Olá Cezar tudo bem? 
Por favor eu moro em Piracicaba, São Paulo em uma casa nova faz 2 anos e só agora começou aparecer alguns insetos minúsculos de 2 a 3mm no máximo, eles estão por toda a parte no meu quintal e ontem encontrei vários na terra, eles adoram ficar nas paredes do quintal e batentes da porta, eles são difíceis de esmagar, tenho que fiscalizar a casa todos os dias pois se descuidar eles entram em casa pela janela e portas e já encontrei a debaixo da cama, eles estão me tirando a paz não sei mas o que fazer. Eu gostaria de saber que tipo inseto é, como faço para elimina-los e como eles se multiplicam tanto, e como eles surgem. Muito obrigado. Tenho várias fotos mas não consigo anexa-las.
Daiane Corrêa.
Daiane, certamente estes são gorgulhos da família Curculionidae (talvez você tenha suspeitado) e aparentemente são alguma Naupactini (Entiminae). Há espécies realmente pequenas, mas não consigo encontrar nenhuma tão pequena assim, este artigo fala em espécies de 5 mm.

Fora esta identificação, o máximo que consigo te ajudar é que eles certamente vêm de alguma planta, estes do artigo citado se desenvolvem em raízes de árvores, há outros que vêm de gramados, outros solanáceas como batata, tomate, fumo etc. É nestes ambientes que o problema deverá ser resolvido, mas é bom ver se outros moradores não estão tendo o mesmo problema, talvez isso seja um desequilíbrio maior em sua região, como temos registros com diversas outras espécies: 1, 2, 3, 4, 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário