segunda-feira, 3 de abril de 2017

Bichos-Cigarro em São Paulo e Rio de Janeiro

Olá, bom dia!
Há tempos tenho observado uma infestação de um inseto em todos os andares do prédio que moro em Guarulhos. Note que há áreas verdes nas vizinhanças. 
Este inseto fica dentro de um cone e gruda nas paredes e também se desloca liberando um fio tipo de seda às vezes parece um alpinista liberando corda para descer de sua escala.
Por gentileza gostaria de saber se há risco de saúde e o que devemos fazer para no mínimo reduzir a infestação.
Muito agradecido.

(...)

Olá Cesar, boa noite.
Muito obrigado por responder prontamente.
Segue imagem do inseto, medem por volta de 2,5 cm e o diâmetro do cone onde o inseto aparece tem por volta de 0,5 cm.
Agradeço-lhe se identificar, orientar como controlar a infestação e informar se há risco de saúde.
Muito Obrigado.
Carlos Veras de Guarulhos, São Paulo.
De fato, se trata de algum bicho-do-cesto ou bicho-cigarro da família Psychidae. Infelizmente, não consigo determinar a espécie, mas estruturas semelhantes são construídas por Oiketicus geyeri (Oiceticinae), veja imagens bem interessantes nesta página.

Estes são bichos totalmente inofensivos. São larvas de mariposa, que constroem casulos não apenas para abrigar a pupa, mas também as larvas. As fêmeas de algumas espécies não desenvolvem asas e permanecem dentro do casulo.

Infelizmente, não vejo forma de controlar, é estranho que estejam se instalando todos em um prédio, a infestação na verdade se deu em alguma árvore por perto.

Acrescento imagens de uma outra espécie fotografada pela Damiria Machado no Rio de Janeiro em um algodoeiro, provavelmente Oiketicus kirbyi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário