quinta-feira, 2 de março de 2017

Mariposas do Nordeste

Cheguei à mais de trinta lepidópteras com nome científico, gracas a você, César. Obrigada. Algumas registradas nesse feriadão. A primeira e a quarta parecem riscadas a lápis. Juntamente com a mariposa branca foram no Maranhão, Balsas. As duas miudinhas foram em minha casa no Piauí.
Mariahelena Ferreira da Costa de Teresina, Piauí
Eu acredito que a primeira e quarta são as que coloco em primeiro, as duas miudinhas eu não sei, não há referência de tamanho, eu diria que 3, 4 e 6 são bem pequenas.

Esta primeira, muito bonita, deve ser Oxytaphora delta (Noctuidae: Agaristinae). Ela não combina totalmente com nenhuma imagem disponível da espécie, que não são muitas: 1, 2, 3, 4, 5, só que Oxytaphora é monotípico, tem uma única espécie (conhecida), e o gênero mais próximo (de acordo com o primeiro link), não se parece em nada.

A segunda é Diphthera festiva (Nolidae: Diphtherinae). Terceira e quarta são Crambidae: SpilomelinaeSamea ecclesialis (Crambidae: Pyraustinae: Spilomelini) ou espécie próxima e Syngamia florella. A penúltima é Bombycidae: Apatelodinae, elas são muito difíceis de se comparar com exemplares de museus e não há muitas imagens delas vivas. A última é Geometridae, não sei se Ennominae ou Larentiinae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário