quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Esperanças-Marimbondo Scaphura em São Paulo

César!!!! Vc não vai acreditar!! Tenho foto do adulto, tirei ano passado e não havia identificado ainda...aí, hoje olhando as fotos antigas, achei!!! Nossa fiquei muito feliz!!!
Camila Ferraz de Siqueira de Santo Antonio do Pinhal, São Paulo.

E sabe o que é ainda mais difícil de acreditar? Nós já tínhamos um adulto de Scaphura, possivelmente a mesma espécie! É curioso também ver duas juntas na segunda imagem, já que mimetizam vespas sociais, que inclusive também foi recentemente publicada.

Kleber Del Claro, eu seu estudo sobre Scaphura nigra (Tettigoniidae: Phaneropterinae), diz que a mesma espécie apresenta formas que mimetizam três vespas diferentes, duas de pompilídeos (que tivemos muitos registros recentes) e uma de Polistes, como é o caso deste. Baseado nesta informação, tenho dúvida se nossos exemplares identificados anteriormente como Aganacris (1, 2), gênero próximo, não eram uma outra forma desta mesma Scaphura, todos os aspectos que posso avaliar na revisão do gênero Aganacris mostram que eu preciso corrigi-los para Scaphura, não temos nenhuma Aganacris no Insetologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário