domingo, 12 de fevereiro de 2017

Besouros Cerambicídeos do Paraná

Olá! Sempre utilizo o blog pra identificações, geralmente por curiosidade. Mas, desta vez, é uma busca profissional. Sou biólogo e trabalho da Univ. Fed. da Fronteira Sul, em Laranjeiras do Sul/PR.
Recentemente recebemos amostras de madeira de diversas espécies nativas da FOM e FES, algumas vieram com ovos de besouros e consegui coletar alguns adultos, mostrados nas fotos.
Usando o Identifique Você Mesmo e a chave de comparação mencionada em algumas postagens, cheguei às seguintes conclusões:

- besouro verde: Cerambicyne: Compsocerini, provavelmente Orthoschema tenuicorne

- besouro marrom/amarelo: Cerambicyne: Clytine, provavelmente Megacyllene acuta.

As coletas foram feitas entre novembro e dezembro/2016 e os insetos coletados nesta semana (5 - 10/fevereiro/2017). Laranjeiras do Sul e região estão na Floresta Ombrófila Mista, entre 600 e 1400m de altitude, próximo ao Rio Iguaçu. Vieram amostras de madeira de cedro, araucária, várias canelas, bracatinga, timbó, entre outras, praticamente todas nativas.
Gostaria de confirmar as identificações para deixarmos registrado em nosso Museu de Entomologia.
Obrigado!
Diogo Siqueira.

Concordo com os dois, mas o nome válido do primeiro parece ser Orthostoma abdominale. Morfologicamente ele parece não combinar com gêneros próximos e semelhantes (1, 2) e outras espécies do gênero não ocorrem na região.

Já o segundo, parece mais difícil pelo número de espécies semelhantes, no Paraná parece que ficaria entre M. acuta e M. anacantha, se realmente só for entre os dois, parece correto por as pernas terem a mesma coloração do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário