quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Barbeiro Rhodnius em Goiás

Olá César , tudo bem ? Encontrei esse bicho no quarto , Goiás . Que bicho é esse ?
Hallisson Cabral.
Hallisson, este bicho foi coletado? Há suspeita de ter picado alguém? Este é um barbeiro  Rhodnius neglectus (Reduviidae: Triatopminae: Rhodniini), esta espécie parece ser há um bom tempo um problema bem conhecido em Goiás. Dois bons artigos sobre a espécie são Gurgel-Diotaluti & Dias (1986) e Gonçalves & Cuba (2007). O primeiro diz:
No período de 1975 a 1979, Castro Filho e Silveira, relataram a captura de 3.075 exemplares daquela espécie no trabalho de rotina da SUCAM o que a coloca no sétimo lugar em número absoluto entre as espécies encontradas no período. Foi portanto uma surpresa quando, só no Estado de Goiás, no período de 1975 a 1982, Silveira e cols encontraram 5.367 exemplares, sendo 4.945 nos anos de 1980, 1981 e 1982, utilizando-se a mesma metodologia do trabalho de 1979, com 43,1% de municípios apresentando colônias intradomiciliares desta espécie.

E o segundo:
Populações dessa espécie ocorrem freqüentemente em palmeiras dos gêneros AttaleaAcrocomia e Mauritia mas podem também ser encontradas em ninhos de pássaros de Furnariidae, e de mamíferos como Didelphis. Porém, a invasão de R. neglectus no peridomicílio e até intradomicílio tem sido observada em Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, geralmente com baixos índices de infecção por Trypanosoma cruzi, agente etiológico da doença de Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário