quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Ácaros Oribatida em Composteira

Oi Cesar! Fantástico o site e o serviço de identificação! Parabéns pela iniciativa! Não sei ao certo se estou no local certo para suplicas, mas vou arriscar. 3 meses atrás adquiri uma composteira doméstica com minhocas cafifornianas. Além das cascas e folhas, acrescento eventualmente também um pouco de esterco de curral (embalado em Passa Quatro, Minas Gerais). Tudo vai bem com as minhocas, mas tenho observado na tampa da composteira pequenas colônias de um inseto pra mim desconhecido. Faz tempo que to pesquisando, e até agora não encontrei nenhuma foto/descrição que se assemelhe (sei que são muitos...). Na foto dá pra ver pelo menos 3 estágios do dito cujo. São pragas e prejudicam plantas? Fazem mal para as minhocas? Grato!
Douglas Rocha Peres.
Douglas, estes me parecem ácaros Oribatida e sua função ecológica não parece ser muito diferente da das minhocas (1, 2), de modo que, se eles fizerem algum mal a elas, seria relacionado à competição por alimento. Nós temos uma postagem anterior a este respeito.

Eu encontrei alguns artigos que discutem a relação entre estes ácaros e as minhocas, mas um é da Geórgia e outro da República Tcheca. Acho que os pontos de maior interesse para a discussão são:

Pouco se sabe sobre os impactos das minhocas sobre as comunidades da mesofauna, e sobre os ácaros do solo em particular. Brown (1995) afirmou em sua revisão que o efeito principal das minhocas sobre os microartrópodes é uma redução na densidade e diversidade de espécies devido à sua competição por fontes de alimento. No entanto, Scheu, Schultz (1996) assumiu que a alta diversidade de ácaros oribatideos observados em uma madeira de faia estava relacionada à instabilidade do solo mineral causada pela atividade de minhocas e Loranger et al. (1998) observaram densidade e diversidade de microartrópodes significativamente maior emlocais de alta densidade de minhocas Polypheretima elongata do que naquelas com poucas minhocas no solo vertisol. (Starý & Pižl, 2007)

Há um número de trabalhos relatando que as minhocas e os ácaros oribatídeos não podem coexistir em alta diversidade e abundância de ambos. As minhocas, como bioturbadores, destroem o habitat dos ácaros, consumindo detritos e misturando-os com material inorgânico (Maraun et al., Maraun et al., Maraun, Scheu, 2000, McLean, Parkinson, 1998). Não vimos a correlação negativa esperada entre minhocas e ácaros; na maioria dos casos nem a abundância nem a diversidade de espécies destes dois grupos mostraram qualquer correlação. No entanto, houve uma exceção no local U5 (antiga base militar russa em Norio). Aqui a abundância de minhocas foi excepcionalmente alta (328 ind / m²), enquanto a abundância de ácaros oribatídeos permaneceu baixa (5190 ind / m²). Nós explicamos este fato com o efeito negativo da presença da minhoca. Este local é constantemente poluído com lodo de esgoto, o que aumenta a umidade do solo e adiciona matéria orgânica ao solo, criando condições especialmente favoráveis ​​para as minhocas. Sabe-se que os locais que recebem lodo de esgoto mostram a presença de maior número de microartrópodes e, especialmente, um número elevado de minhocas (Parisi et al., 2005). (Murvanidze et. al 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário