terça-feira, 24 de janeiro de 2017

"Provável Aracnídeo" no Paraná

Encontrei este inseto, parece um escorpião mas parece não ter o rabo, se souberem quem saiba oq é me avisem, pois sendo ou não um filhote de escorpião eu irei solta-lo para q a natureza siga seu rumo e pelo menos tomaremos mais cuidado na região pq o ser mais temido no planeta Terra é conhecido como Humano. Menor que uma formiga vermelha ele tem 2mm. um par de pinças e diferente dos pseudo escorpiões ele possui 3 pares de patas, ao se sentir em perigo ele se arma como escorpião. De bichos incomuns aqui estamos acostumados, pois a algum tempo eu salvei de ser atropelada uma coral falsa de uns 30cm. na esquina de casa.
Fabio Berezovsky de Curitiba, Paraná.
O pedido foi feito através do formulário de contato com um link para um vídeo no Facebook (não sei se é possível incorporar o vídeo aqui como faço com os do Youtube). Do vídeo, eu tentei pegar os momentos onde o bicho estava mais nítido, ampliar e ajustar o contrastes. As três primeiras imagens, foram o melhor que consegui. Aparenta mesmo ser um pseudoescorpião e aparenta mesmo ter apenas três pernas ambulatórias, mais um par de "algo mais desenvolvido", que é difícil saber se é um quarto par de pernas, antenas ou palpos.

Se você garante que são mesmo seis pernas, isto é um empecilho, mas não um impedimento para que seja um pseudoescorpião, nós temos registros de aranhas com seis pernas (1, 2, 3), assim como um opilião. A única outra coisa que consigo cogitar é que seja uma aranha, cujo primeiro par de pernas é modificado. Existem aranhas papa-moscas que se parecem muito com pseudoescorpiões (1, 2) e eu consegui um vídeo de uma que mostra que, de fato, ela não usa o primeiro par de pernas para se locomover:
Se algum leitor tiver outro palpite, peço que use os comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário