segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Picada de Maria-Fedida em Pernambuco

Bom dia, César. Fui picada por esse bicho na região do globo ocular. Senti muita dor. Como se olho tivesse queimando. Fui direto para emergência e levei o bicho. Chegando lá a médica nem deu bola para o inseto e o jogou fora. Estou no antibiótico e o inchaço e as dores iniciais deram lugar a uma macha escura na pálpebra. 
Quando fui picada, estava de carona em um carro que trafegava por um bairro central do Recife. Segundos antes, tinha descido do carro para fechar a mala. Foi tudo muito rápido, ainda não sei como pode acontecer. 
Estou preocupada pois estou fazendo tratamento para engravidar. Você sugere que eu procure um infectologista?

Ah! ele era bem pequeno menor do que o comprimento de uma unha da mão. Não sei dizer o tamanho certo. :(

Muito obrigada.

Marcela Pires de Recife, Pernambuco.
Marcela, esta é uma ninfa, filhote, de maria-fedida da família Pentatomidae. A maioria das espécies se alimentam de plantas, algumas são predadoras de outros insetos. Elas não transmitem doenças, não poderá prejudicar uma gravidez. A queimação no olho e a mancha pode ter sido provocada não pela picada, mas pela substância de cheiro repugnante que elas expelem, nós temos casos de pessoas que tiveram irritação e manchas na pele provocadas por pentatomídeos (1, 2, 3) e certamente na região dos olhos é bem mais sensível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário