terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Borboleta Amiga em Brasília

Olá, César! Esta borboleta eu fotografei em Pirenópolis, GO. A espécie que achei mais parecida é Chloreuptychia arnaca. No entanto, nas fotos da C. arnaca disponíveis na internet, os segundo e terceiro "ocelos" (de cima para baixo da asa inferior) são meio fundidos. Nesta que fotografei eles são separados; de resto, todas as características batem com a espécie mencionada. Essa separação desses ocelos é suficiente para ser outra espécie qualquer ou seria apenas uma particularidade deste indivíduo? Abraço!
Rodrigo Conte de Brasília, Distrito Federal.
Rodrigo, na verdade, diferenças nos padrões nunca determina que dois indivíduos representam duas espécies, o que determina é a compatibilidade genética. Em determinadas espécies, a variação de padrões é grande, em alguns grupos, espécies diferentes são quase idênticas em morfologia e coloração, a tribo Satyrini (Nymphalidae: Satyrinae) é uma delas. Eu não acredito que seja C. arnaca, e não sei dizer qual é, se uma Cissia, uma Yphthimoides, Paryphthimoides, ou um dos muito gêneros derivados de Euptychia. A mais semelhante a esta que encontro, está identificada como Satyr sp. (Cissia or Yphthimoides?).

Atualização Mai./2.020 - Rodrigo: César, boa noite, a Thamara Zacca confirmou, apesar das diferenças nos ocelos, que é uma Amiga arnaca. Este gênero foi descrito no ano passado. Antes essa espécie pertencia ao gênero Chloreuptychia. Interessante, eu até conhecia esse gênero Amiga mas não pensei que conseguiria ver uma, ainda que tenha sido revisão de espécie, rsrs. Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário