domingo, 11 de dezembro de 2016

Mais uma infestação de besouros: Besouro Rinoceronte Enema no Rio de Janeiro

Boa tarde , sou Aparecida Resende, Diretora de Meio Ambiente da cidade de Magé, no Rio de Janeiro. O Município está convivendo com uma infestação de um besouro, aparentemente escaravelho, a cerca de 30 dias. Todos os dias, no final da tarde, tem revoada e a população está ficando em pânico. São centenas de milhares desses insetos. O que pode estar causando essa infestação? Tentei identificar pelos insetos aqui postados e o mais próximo foi o da espécie rinoceronte.
Maria Aparecida de S. de Resende.
Maria, este é um besouro-rinoceronte mesmo, mas este grupo contém muitas espécies, eu acredito que esta seja uma fêmea de Enema pan (Scarabaeidae: Dynastinae: Oryctini). Os machos têm chifres muito maiores e de aparência variável (1, 2).

Não sei o que pode estar causando tamanho infestação, mas mais uma vez temos um desequilíbrio ecológico. De acordo com Alvarez, Fonseca & Ratcliffe (2008), a biologia de Enema pan é em grande parte desconhecida. Adultos são noturnos e podem ser atraídos por luz artificial, enquanto as larvas provavelmente se alimentam de húmus no solo. De acordo com Puker et al. (2011), adultos se alimentaram de macaúba e manga (que pode não ter sido o mais adequado) e constroem túneis no solo provavelmente como abrigo, para estocar alimentos para as larvas, ou ambos. Reafirmam que pouco se conhece sobre esta espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário