terça-feira, 22 de novembro de 2016

Lagartas Euglyphis e Marias-Fedidas Predadoras no Paraná

Olá Cesar, Sempre nesta época do ano, aqui na região oeste do Paraná, no Parque das Aves, Foz do Iguaçu, encontramos estas lagartas em várias árvores, entre elas, árvore de Prunus selowii. Permanecem assim durante todo o dia agregadas e no final da tarde sobem para se alimentar. Sabemos que não são venenosas e por isso gostaríamos de identificar e fazer algumas placas móveis informativas para explicar aos visitantes, que normalmente sempre que as encontram, acabam ficando em pânico associando com a lagarta Lonômia. Voce tem alguma ideia de que espécie trata-se esta lagarta Cesar? Antecipadamente agradecemos muito.
Wilson (Kuahary), Paraná.
Wilson, esta é a mesma identificação que fiz em What's That Bug?, meu melhor palpite é Arsenura sp. (Saturniidae: Arsenurinae). Os percevejos são marias-fedidas predadoras (Pentatomidae: Asopinae).

Atualização Mai/2022: Analisando melhor as larvas e planta hospedeira, chego à conclusão que são Lasiocampidae, provavelmente Euglyphis sp. (Macromphaliinae), são conhecidas como larvas urticantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário