domingo, 27 de novembro de 2016

Centopeias em São Paulo

Olá Cesar
Semana passada encontrei esse bicho morto de baixo da minha cama em São Paulo e queria saber que bicho é, se é venenoso, quais riscos podem surgir após esse evento, se há algum risco de ser fêmea e ter deixado algum ovo escondido, depois de aparecer esse será que podem aparecer mais, o que pode ter atraído esse bicho, por onde pode ter entrado, etc.
Meu quarto tem problema de umidade por conta de uma mina de baixo da terra, mas é a primeira vez que vi esse bicho no terreno. No quarto tem claridade do sol na maior parte do dia, mas não tem sol direto. No canto superior da parede do fundo tem um buraco por onde passa o fio da antena da tv, que é por onde estou desconfiando que esse bicho entrou porque o buraco tem o dobro da espessura do fio da antena.
Na noite anterior de encontrar o bicho, eu joguei inseticida procurando um pernilongo que desapareceu quando acendi a luz para matá-lo. Mais tarde escutei uns barulhos que pensei ser gato arranhando o telhado então deixei passar e dormi. No dia seguinte fui limpar o quarto e a vassoura trouxe o bicho, então conclui que o barulho que ouvi na noite anterior era o bicho se debatendo/ esperneando morrendo. Não sei dizer se, por sorte, ele entrou na mesma noite que joguei inseticida ou estava lá antes e não vi nenhum vestígio.
Caroline Caetano de São Paulo.
Caroline, posso dizer que você identificou corretamente, esta é uma centopeia ou lacraia da ordem Scolopendromorpha (Myriapoda: Chilopoda). Centopeias são animais peçonhentos, podem picar, mas as espécies brasileiras não são conhecidas por causar acidentes graves. São predadores benéficos, importantes em seu meio. Não são animais que infestam residências, elas vêm de fora e podem passar facilmente por debaixo de portas. Pra ir mais longe eu precisava ver se o bicho tem olhos ou se é totalmente cega. Esta abaixo eu capturei dentro de casa em agosto, ela possui olhos, a família é Scolopendridae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário