sábado, 15 de outubro de 2016

Vespa Escoliídea no Rio de Janeiro

Fala ai César...andava apenas apreciando o espaço já que o assino por email. Confesso que aprendi muito aqui com todos e uma dessa coisas é evitar ao máximo e desnecessariamente matar um inseto apenas por medo. Relembrando, moro em Jacarepaguá no Rio de Janeiro bem pertinho do Parque Estadual da Pedra Branca. Estava eu sentado ao sofá de portas abertas quando senti algo andando em minhas pernas. O tapinha de mão foi inevitável, mas apenas retirou o bichinho. A princípio fiquei co medo pois parecia a mim que sou leigo uma vespa enorme, mas percebi que não era agressiva e pensei esperando não estar errado tratar-se de outro inseto se valendo do mimetismo. Pensei que pudesse ser a tal formiga leão, ou quem sabe algum tipo de cupim. Agradeço quando for possível e se puder identificar. Soltei o mesmo no jardim. Seguem as fotos com bastante resolução para identificação. Desde já meu agradecimento a você. Abração!
Estou enviando duas fotos, pois uma está de asas fechadas e outra de asas abertas mostrando bem o abdômen.
Cláudio El-Jabel de Jacarepaguá, Rio de Janeiro.
Há quanto tempo, Cláudio! Bom saber que continua acompanhando o Insetologia. Esta é certamente uma vespa de verdade, mas estou confuso quanto à família. Estou pedindo a ajuda do Bruno, que talvez possa nos ajudar.

Bruno C. Barbosa: Ola a todos. Se trata de uma vespa da família Scoliidae, tem comportamento solitário e costumam ser bem grandes mesmo. Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário