sábado, 8 de outubro de 2016

Vaga-Lume Elaterídeo no Mato Grosso do Sul

Olá! Sou Diogo Lucatelli, e trabalho no Refúgio Ecológico Caiman no Pantanal Sul. Semana passada fui surpreendido por um inseto bem diferente para mim, que apresentava uma bioluminescência gritante. Vi a luz de longe, constante, e não me conformei, pois jurava ser artificial. Estava á noite no capim, paradão e com uma faixa no abdômen acesa. Tirei algumas fotos que mando anexas Fiquei bastante curioso! Pode me ajudar a identificar?
Att,
Diogo Lucatelli.
Diogo, este é um vaga-lume elaterídeo, consigo classificar como Elateridae: Pyrophorinae (ou Agrypninae: Pyrophorini), mas normalmente não passo disso pois os vários gêneros são bem semelhantes, você pode ver exemplos aqui. No entanto este bicho tem uma característica interessante, ele acende a luz ventral mas não as dorsais? Pois eu creio que por esta característica, eu pude chegar na exata espécie, Fulgeochlizus bruchi. Segundo Amaral, Prado & Viviani, 2012:
O besouro-estalinho brasileiro Fulgeochlizus bruchi, que habita o cerrado do Centro-Oeste, é notável porque, diferentemente de outros elaterídeos, o estádio adulto apresenta apenas uma lanterna abdominal funcional, que produz uma bioluminescência verde brilhante para fins de atração sexual e carece de lanternas torácicas funcionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário