domingo, 9 de outubro de 2016

Provável Aranha Praedonius no Pará

Oi Cesar, seu site me ajudou muito uma vez que encontrei um macho salticidae em casa, muito bonito. Agora eu encontrei outra aranha, na parede do quarto, marrom clara, tem uns 3 cm contando com as pernas longas e finas, sem pelos. É bem parecida com essa da foto do Junior, mas acho que é mais clara. Estou tendo dificuldade pra determinar a disposição e quantidade dos olhos, pois são muito pequenos e unidos. Acredito que seja uma Sicariidae, mas os olhos ainda me deixam na dúvida. Por favor, gostaria da sua ajuda pra identifica-la. Obrigada. 
Obs: Eu moro em Belém do Pará, no Norte, encontrei ela de dia e não tinha teia. Não tentou atacar e quando eu a capturei só ficou parada. Não tem vegetação perto, mas o forro e armários são de madeira antiga.
Ana Raquel de Belém do Pará.
Ana, de fato está difícil ver o arranjo ocular dela, mas o pouco que vejo não me parece de um sicariídeo, não me parece de aranha-marrom. Seria bom termos também uma boa vista ventral, mas meu palpite é Cithaeron praedonius (Cithaeronidae), uma aranha introduzida no Brasil, originária do Velho Mundo, ainda carece de confirmação da presença no Pará. Não representa perigo e suspeita-se que se alimente apenas de outras aranhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário