sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Traças de Roupa na Bahia

Oi César, boa noite.
Sou de Salvador e há cerca de um mês comecei a encontrar esses bichos pela minha casa. Seus casulos estão em tudo que é lugar, desde a parede, armários, roupas, livros e cortinas. O apartamento é térreo e tem muita umidade e mofo, apenas dos tratamentos para evitar, e os encontrei em maior quantidade no armário que fica ao lado da parede com mais mofo. O que são? Como combater? Detetização resolveria?
Thiago Antunes de Salvador, Bahia.
Thiago, as fotos estão bem desfocadas, mas na primeira imagem é certo que se tratam de mariposas ou traças (Lepidoptera). Para insetos associados a mofo é o mofo que precisa ser combatido, mas estes insetos não costumam estar associados a mofo e umidade em residências, mas a alimentos estocados, geralmente grãos e o fato de encontrar em maior quantidade em um armário reforça a suspeita, só me é estranho que já estejam presentes há um mês sem ser identificada a fonte. Elas podem ser Sitotroga cerealella (Gelechiidae: Apatetrinae: Pexicopini) ou outra das espécies citadas nesta postagem. Você deve procurar por produtos infestados, especialmente cereais, leguminosas e farinhas e descartar, vetando acesso a produtos novos.

Thiago Antunes: César, infelizmente não tenho uma lente de aumento ou uma câmera melhor, desculpe. Até tentei improvisar, mas não deu muito certo rsrs. Tirei novas fotos. Veja se consegue ver melhor, por favor. Entre as fotos mandei também a imagem de uma pequena visitante que achei na área.
Cesar: Thiago, melhorou bastante, mas queria que confirmasse quanto à aparência das larvas, se elas realmente constroem este tipo de casulo, por que isso é impossível ver nas primeiras imagens. Pra mim, se trata de Tinea pellionella (Tineidae: Tineinae), a traça-da-lã ou traça-de-roupas.

Muita informação na internet pode acabar confundindo, por que as pessoas tratam as traças-de-parede como se fossem as mesmas, mas não são. Eu acredito que estas sejam bem mais difíceis de serem controladas do que as de alimentos, o melhor que vejo fala neste link. Você precisa revisar todas as peças de roupa, lã, tapetes, é isto que estas mariposas infestam, um aspirador é muito útil nesse momento. O texto fala também sobre armadilhas que usam feromônios para capturá-las, não sei se este tipo de produto é disponível por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário