quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Traça da Farinha em São Paulo

Olá! Moro em São Paulo, no bairro do Brooklin ao lado de um bosque. Desde abril tenho observado o aparecimento de uma borboletinha na cozinha e às vezes na sala e na lavanderia, no teto e paredes.
O interessante é q tem 'dia certo' para aparecerem, geralmente um dia depois da faxina. Tenho feito buscas minuciosas de casulos, mas raramente os encontro. 
Outro fato q reparei, é que aparecem tbem depois q meus vizinhos fazem uso de algum produto forte, coração m cheiro de cera, que sobe pelo ralo.
Venho pesquisando e encontrei uma foto parecida aqui no site como sendo a traça de parede. Mas não tenho certeza se é.
Gostaria de que pudessem me ajudar a identificar. Tbem se puderem responder como podem aparecer, de onde vêm e como posso impedir o aparecimento.
Lucimar Roseira de São Paulo, capital.
Lucimar, eu não entendo como foi feita a associação com as traças-de-parede ainda em estágio larval, mas ambas são pequenas mariposas. Curiosamente, ela me parece ter uma aparência diferente em cada imagem e por isto está difícil dizer qual a espécie, mas como aparece principalmente na cozinha, ela deve ser alguma das muitas espécies que infestam produtos estocados e o meu melhor palpite é Plodia interpunctella (Pyralidae: Phycitinae: Phycitini).

Estes insetos vêm pra dentro de casa através de produtos estocados, neste caso pode ser farinhas, frutos secos, leite em pó, nozes, sementes etc., onde suas larvas se desenvolvem. Neste caso, é preciso encontrar a fonte da infestação, descartar e vetar acesso a produtos novos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário