quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Ácaros de Poeira em Pernambuco

Bom dia, Cesar! 
Estou precisando da sua ajuda pra identificar um bichinho minúsculo! No meu hack na sala tem muitos deles! E sobem em qualquer coisa que deixe algum tempo no hack. Como são muito pequenos, é difícil tirar uma foto que dê pra vê-los com detalhe. São pontinhos brancos e só dá pra saber que são bichinhos porque se movimentam. As fotos que estou mandando são da parte de trás de um controle remoto, pra você ter uma ideia do tamanho deles. Acho que medem 1mm ou menos. Mando uma sequência de fotos pra você ver que estão saindo do lugar. E tem uma com diferentes níveis de zoom. São os cinco pontinhos dentro do círculo (aparentemente são quatro adultos e um mais novo).

A olho nu (e nas fotos), são branquinhos, meio transparentes. Mas meu marido olhou com uma lupa e disse que o bicho é redondo, com perninhas e cor puxado pro marrom.

Ah, moro em Recife, em um apto no 3o andar, com muita umidade. Tenho problemas com mofo e bicho do mofo. Esse hack inclusive vive mofando, e a parede por trás dele tb. Ele é pesado e não dá pra movê-lo, o que dificulta a limpeza dele.

Espero que você consiga identificar, pois tenho um filho de 2 anos que brinca perto desse hack. E ele tá com as palmas das mãos empoladas, coçando, como se fosse alergia. Será que pode ser por causa desse bichinho????

Agradeço antecipadamente!
Jeisa de Recife, Pernambuco.

Olá mais uma vez, Jeisa. Desta vez, os bichinhos certamente são ácaros e eles devem ser ou Euroglyphus sp. ou Dermatophagoides sp. (Arachnida: Acari: Acariformes: Pyroglyphidae), eles vivem de pó, restos de pele humana e gostam de umidade e são grandes responsáveis por alergias em humanos. Eles estão sempre presentes em residências, não se pode eliminá-los, mas controlar sua quantidade. As oito medidas para controle de ácaros em MedicineNet são:

  • Use um desumidificador ou ar condicionado para manter a umidade relativa a cerca de 50% ou abaixo.
  • Revista seus colchões e travesseiros em capas impermeáveis antialérgicas.
  • Lave roupas de cama e cobertores uma vez por semana em água quente (pelo menos 55-60 °C) para matar os ácaros. Roupas de cama não-laváveis ​​podem ser congeladas durante a noite para matar os ácaros.
  • Substitua lãs ou roupas de cama de penas por materiais sintéticos e bichos de pelúcia tradicionais pelos laváveis.
  • Se possível, substitua os carpetes em quartos por pisos (linóleo, azulejos ou madeira), remova cortinas de tecido e móveis estofados.
  • Use um esfregão úmido ou um pano para remover a poeira. Nunca use um pano seco uma vez que este apenas espalha os alérgenos de ácaros.
  • Use um aspirador de pó com um saco de microfiltro de camada dupla ou um filtro HEPA para aprisionar os alérgenos, evitando que escapem.
  • Use uma máscara enquanto aspira para evitar a inalação de alérgenos, e fique fora da área aspirada por 20 minutos para permitir que a poeira e os alérgenos se assentem.
A última imagem é o melhor que já consegui fotografar. Era um pontinho branco andando no monitor enquanto eu postava no Insetologia. Eu acredito que o rack precisa sair do lugar para se livrar deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário