domingo, 17 de abril de 2016

Traça Saltadora no Rio de Janeiro

Cesar, encontrei essa traça-saltadora, da ordem Archaeognatha, no Parque Nacional do Caparaó, em Alto Caparaó, MG, a aproximadamente 1200m de altitude. As imagens não estão tão nítidas, mas dá pra perceber bem o filamento mediano maior que os cercos e a "corcunda" no tórax. O máximo que posso dizer, segundo o livro "Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia", é que pode ser Meinertellus adisi ou algum Neomachilellus sp., ambos da família Meinertellidae.
André Alves de Rio de Janeiro, capital.
Minha consideração aqui é que, aparentemente, o nome preferível deve ser Microcoryphia, que, de acordo com BugGuide, foi proposto por Verhoeff onze dias antes de Borner propor Archaeognatha.

Morais & Adis 2008 fala sobre espécies da Amazônia Central e este já dizia "No Brasil, os registros de ocorrência desta ordem até o momento são apenas para a Amazônia Central (...) O registro de ocorrência de Archaeognatha é muito pobre no Brasil, mas sua distribuição é provavelmente bem mais ampla e em uma variedade de hábitats maior do que o atualmente notificado.."

Uma imagem será adicionada à página Outros Insetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário