quinta-feira, 21 de abril de 2016

Ciclo de Borboleta Taygetis em Minas Gerais

Cesar, beleza? Encontrei esta lagarta na planta Olyra latifolia, e colhi para criar, mas não sei o porquê, ela ficou sem comer e morreu. Eu já criei a lagarta Opsiphanes e esta não parece ser! Tem idéia de quem poderia ser? Ela estava com 2 cm!
Grato,
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Eu não encontrei imagens dos primeiros estádios para ter toda a certeza, mas para esta planta eu encontrei a ocorrência de Eryphanis reevesii (Nymphalidae: Morphinae: Brassolini).

Atualização Ago/2016 - Marcelo: Cesar, tudo bem? Eu consegui outra lagarta dessa e a deixei na planta, num saquinho telado. Ela está crescendo, e nesta foto está com 5 cm. Parece que é o segundo estadio. Acho que pode não ser Eryphanis sp. Talvez uma Satyrinae? O que você acha? Eu estou acompanhando e te deixarei atualizado! Abraços,
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
A identificação de T. rufomarginata (Satyrinae: Satyrini) parece estar correta. Só faço uma ressalva que, embora estes documentos registrem sua presença em Minas Gerais: 1 e 2, Funet e Butterflies Of America concordam que a espécie só ocorre na América Central (talvez se estendendo ao sul do México), por isto eu ponho em dúvida se ela não deve ser chamada T. virgilia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário